O que tenho que fazer desde a candidatura até à fase final?

João Matos disse...
Boa noite Eng. José Martino,

Queria felicitá-lo, desde já pelo blog, está fantástico e esclarece bastantes dúvidas.

Gostaria que me esclarecesse em algumas questões.
Estou a pensar fazer uma plantação de mirtilos com 4ha ou 5 ha, e cerca de 500 colmeias noutro terreno. Tudo isto numa aldeia do Concelho de Tondela. Há hipotese de obter o subsidio Proder a 100%? O que tenho que fazer desde a candidatura até à fase final?


Obrigado.

Cumprimentos".
 
Comentários:
 
1 - Para com o investimento proposto obter ajudas do ProDeR para o investimento no valor de que se aproximasse o mais possível dos 100% de financiamento público, de qualquer modo necessita de capital próprio para fundo de maneio para apoio ao investimento (uma parte pode ser crédito bancário), teria de o realizar com projetos de 75 000 euros cada (1 - 2 ha de mirtilos em cada ) e na apicultura com 2 projetos (neste caso teria de suportar com capitais próprios a aquisição dos enxames dado que este investimento não é elegível nas ajudas do ProDeR).
 
2 - Fará melhor aproveitamento dos fundos do ProDeR se elaborar um plano de negócios previamente à apresentação do projeto de Jovem Agricultor.
 
3 - Recomendo que crie condições financeiras para poder executar os investimentos dentro dos prazos planeados, mesmo que ocorram atrasos nos pagamentos das ajudas do ProDeR.

 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM