Morangos em hidroponia

 

João Paulo Dias disse:

"Boa noite Sr. Eng. José Martino,
Os meus Cumprimentos,

É com muito gosto e admiração que lhe posso dizer, obrigado pelo serviço público prestado através do seu blog.
Meu nome é João Dias, tenho 35 anos e vivo no Concelho de Santa Maria da Feira. Sempre vivi rodeado pela agricultura caseira, desde os meus avós, passando pelos meus pais. Estou neste momento desempregado e como não vejo as coisas muito fáceis, tomei a decisão de criar o meu próprio trabalho, olhando ás minhas raízes.
Tenho consultado bastante a NET referente ao cultivo de morangos no sistema "semi-hidropônico horizontal", acho a ideia muito interessante e estou decidido em seguir com o projeto aqui no Concelho. Gostaria de ter a sua ajuda se fosse possível, pois tenho algumas dúvidas, no qual passo a citar:
1- Que área de terreno mínima é preciso para que este tipo de cultivo seja produtivo e rentável?
2- Quantas estufas e qual a área e tipo das mesmas acha necessário?
3- Qual a qualidade de morangos para melhor produção e rentabilidade?
4- Acha importante e aconselha que o sistema "fértirrega automático gota-gota" tenha retorno para aproveitamento da rega?
5- Que valores +- globais pode este projeto ter em termos de custos?
6- Qual a produção que pode ter e tipo de rentabilidade?
7- Gostaria de ter o apoio financeiro do "PRODER", qual seria o apoio para este projeto?
Sr. Eng., tenho muito convicção neste projeto, pois é muito importante, no entanto agradecia muito a sua atenção para estas questões. Gostaria de ter o vosso apoio para a candidatura, toda a informção e formação necessária, pois terei todo o gosto em trabalhar com vocês.
Peço desculpa por todas estas perguntas, mas não posso dár um passo maior do que aquele que posso.
Muito obrigado, mais uma vez pela atenção, fico a aguardar.

Cumprimentos"
 
 
Comentários:
1 - Quais as razões que o levam a decidir pela cultura hidropónica? Não seria melhor começar pela cultura no solo?
 
2 - Creio que com 2000 m2  a 5000 m2 de investimento que pretende realizar deve rentabilizar o projeto (se tiver que realizar investimentos em infraestruturas terá que incrementar a superfície de plantação). 
 
3 - Consulte uma empresa fornecedora de estufas para saber qual a melhor forma da sua instalação.
 
4 - Recomendo que visite produtores de morangos para melhor poder adquirir competências sobre a qualidade destes frutos. 
 
5 - Este tipo de projetos pode custar entre 400 000 a 750 000 euros por hectare, dependente da tecnologia empregue.
 
6 - O Proder apoia com subsidio de 50% ou 60% conforme o investimento de situe em região favorecida ou desfavorecida, respetivamente. Acrescem os 30 000 de prémio de 1.ª instalação que é pago à cabeça, antes do investimento.
 
7 - Marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (sonia.moreira@espaco-visual.pt; 917 075 852) para esclarecer concretamente todos os pormenores do projeto para não dar um passo maior que a perna.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM