O Alentejo tem aptidão para a cultura do kiwi?

Hugo disse:
 
"Caro Engenheiro,

Leio com muito interesse o seu blog. E escrevo-lhe pelo seguinte:

Tenho uma propriedade de 30ha no Alentejo abastecida por água do Alqueva e pretendo implantar um pomar de kiwis.
Ao fazer várias pesquisas na internet (até que encontrei o seu blog) parece-me que a cultura se encontra desenvolvida apenas nas regiões Norte e Centro.

Questões:
Existem as condições necessárias na região do Alentejo para a produção de Kiwis?
Tem conhecimento de produtores de kiwis no Alentejo?
As vossas formações em produção de Kiwis são apenas realizadas na zona Norte ou tem planos para realizar formação a Sul do Tejo?

Que alternativas ao Kiwi o Engenheiro sugere para produzir no Alentejo? Sendo que Vinha e Olival estão fora dos meus planos

Estou a pensar instalar-me como jovem agricultor pelo que pretendo analisar uma cultura que tenha um bom rendimento. Tradicionalmente nesta propriedade faz-se cultura de cereais em regime de regadio.
Os melhores cumprimentos,"
 
Comentários:
 
1- Na minha opinião a região do Alentejo não tem aptidão para a cultura do kiwi porque durante o Verão, a humidade relativa do ar é muito baixa e a temperatura média do ar é superior a 30.ºC (creio que só perto da costa marítima encontraria estas condições). No entanto, terá de verificar se existe frio suficiente para a quebra da dormência das plantas, 500 a 700  horas de temperatura abaixo de 7.ºC de novembro a março (inclusive)
 
2 - Não conheço kiwicultores no Alentejo.
 
3 - As formações promovidas pela Espaço Visual só se realizam à volta do Porto porque é um ponto central  face à região de aptidão da cultura (faixa de terreno com 50 km de largura a junto à costa marítima entre o rio Mondego e  o rio Minho.
 
4 -  No Alentejo produziria framboesa, romã ou figos. Avaliaria a aptidão do clima e solo da sua exploração para estas atividades que têm rentabilidade e mercado

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM