Tenho dificuldades em avançar com um projecto: o que devo fazer?

Sofia Gonçalves disse:

"Bom dia Eng. Martino.
Sou de Braga. Quero fazer um projecto de morangos nesta zona, no entanto, tenho-me deparado com bastantes dificuldades para começar. Indicaram-me que preciso de um engenheiro para me ajudar na concretizaçao do projecto mas estes pedem bastante dinheiro inicialmente mesmo que o projecto nao seja aprovado. É assim que funciona? Pode me ajudar? Estar a dar entre 1000 a 2000 euros a um engenheiro e depois o projecto nao ser aprovado é uma grande perda.
Espero que me ajude."

Comentários:

1 - Para fazer investimentos quer na agricultura, quer noutro negócio é necessário ter perfil para assumir riscos e algum capital próprio, pelo menos 15 a 20% do valor de investimento total (incluir imprevistos, fundo de maneio até ao equilíbrio da tesouraria, etc.).

2 - Nos capitais próprios deve contemplar o estudo do negócio para poder tomar uma decisão de investimento. Após esta fase deve avançar  com o plano de negócios/projeto.

3 - Atendendo ao exposto em 1 e 2, domina o negócio dos morangos na sua vertente de produção e comercialização?

4 - Quanto à ultrapassagem das suas dificuldades recomendo-lhe que marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852). Irá investir numa consulta, mas a engenheira pode-a aconselhar sobre a melhor estratégia para o seu caso concreto.

5 - Estou disponível para discutir parcerias com jovens agricultores que tenham projetos aprovados pelo Proder e tenham dificuldades financeiras para os implementar (contacto: jose.martino@iol.pt

   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM