2ha: mirtilos e/ou framboesas?

José Alves disse:

"Eng. Martino, No seguimento de uma comunicação anterior referente à possibilidade de uma plantação de cardo em Carregal do Sal, aparentemente não será viável... Procurei outras plantações e informação sobre as mesmas e assim sendo gostaria de lhe colocar a seguinte questão: para uma área de 2 hectares de terreno acha viável uma plantação de mirtilos (1 ha) e framboesas (1 ha)em vaso? a ideia era aumentar a densidade de plantas e ao mesmo tempo antecipar alguma entrada de dinheiro com as framboesas, cumulativamente a ideia era candidatar o projecto ao PDR 2020 enquanto jovem agricultor? Ou acha mais viável apostar no volume de produção, colocando por exemplo os dois hectares só com mirtilos? Grato desde já pela atenção!´"

Comentários:
1 - Recomendo que faça os 2 hectares com mirtilo com uma ou duas variedades recorrendo às ajudas para 1.ª instalação do jovem agricultor. No entanto avalie quem lhe irá comercializar os frutos e a que distância em quilómetros e horas lhe ficará o ponto de entrega, pois pode mesmo com esta superfície ter custos incomportáveis com a entrega, sobretudo no inicio e fim das produções. Faça contas.

2 - Um hectare de framboesa é interessante se tiver a sua exploração localizada a 15 minutos de um entreposto de comercialização/posto de receção porque no inicio e fim de cada campanha de produção são exíguas as quantidades colhidas, o que torna economicamente inviável o valor que atinge o seu custo de transporte.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM