Projeto kiwis

Boa tarde Eng José Martino, Chamo me Daniela Oliveira e tendo vindo a recolher informações de forma a tentar concluir um projecto idealizado por mim e por uma amiga minha, somos de Guimarães e gostariamos de desenvolver uma plantação de kiwis, ja estive a ler alguns artigos e a tentar recolher informações juntos de alguns agricultores mas gostarimos de saber se acha que é um projecto rentavél? Quais são os incentivos que temos a nivel do Proder e não só? Visto não termos rendimentos neste momentos porque somos recem licenciadas gostariamos de saber se é possivel avançar com este projecto? Temos ja em vista um terreno que não é propriedade nossa mas sim de um familiar. Desde ja agradeço pelos excelentes artigos e pela disponibilidade, Atentamente Daniela Oliveira.

Comentários:
1 - Respondendo às questões colocadas:

a) O kiwi é uma atividade rentável para quem cumpra as duas condições seguintes:
1.ª) O empresário é capaz de "fazer com que determinada operação cultural seja realizada na hora certa" ou seja, quem tem perfil de empreendedor e simultaneamente é disciplinado e organizado;
2.ª)  A exploração onde pretende instalar os kiwis deve ter mais de 4 hectares e aptidão de solo e clima para esta cultura.

b) Pode obter entre 55% a 60% do custo do investimento total de incentivo não reembolsável e o prémio de instalação como jovem agricultor (30000 euros base + 10 000€ se forem dois jovens agricultores + 10 000 euros se for sócio de uma organização de produtores).

c) Para avançarem com este projeto recomendo que tenham pelo menos 20% de capitais próprios contabilizados a partir do valor de investimento total + os custos de manutenção dos primeiros 4 anos até equilibrarem a tesouraria, pois caso contrário não conseguem financiamento bancário para colmatar todas as necessidades financeiras. Recomendo que prevejam um valor mesmo que seja baixo, para o vosso salário como suporte às vossas necessidades básicas.


2 -  Como são duas empresárias recomendo que façam o investimento na superfície mínima de 8 hectares de kiwis, caso contrário, cada uma, a médio longo prazo, não terá um rendimento familiar interessante.

3 - Recomendo para o Vosso caso, para as condições indicadas e dado o montante do total de investimento + dos custos de exploração dos primeiros quatro anos, que façam o investimento através de uma empresa em parceria/sociedade com Business Angels. Caso estejam interessadas em desenvolver esta estratégia contatem: sofia.freitas@rurisocieta.pt .

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM