Neste momento temos dúvidas que nos estão a dificultar a decisão

P. C. escreveu:

"Caro Eng.º José Martino, 

A nível familiar possuímos uma exploração leiteira nos Açores. 

Com o fim das cotas, crescente controlo por parte das fabricas e flutuação dos preços dos factores de produção a venda de leite tem sido cada vez menos rentável. pensamos então em valorizar o produto através da transformação em Queijo de vaca.

A ideia é criar uma queijaria artesanal para produção de queijo curado (4 semanas de cura) de pasta semi-mole tentando desta forma entrar no mercado dos produtos artesanais com qualidade.

a ideia seria tender para a transformação de ....lt diários (... kg de queijo)

 Produto de referencia - queijo Senras.

Locais de venda - mercearias finas, lojas gourmet, lojas tradicionais

Neste momento temos algumas duvidas que nos estão a dificultar a decisão:

1 - quantificar o mercado Português para este tipo de produto. fazer um estudo de mercado? quem o poderá fazer? custos envolvidos?

2 - forma de entrar no mercado no continente português - há distribuidores específicos para este tipo de lojas? ha distribuidores para este tipo de produtos? conhece alguns?

3 - como apurar/afinar/acertar o sabor do queijo?

4 - qual a sua opinião acerca da ideia geral?

Agradecendo desde já os esclarecimentos, 

Cumprimentos"
 
Comentários:
1 - A fileira do leite atravessa um momento instável o qual gera alguma apreensão quanto ao seu futuro. Na minha opinião quem dominar os pormenores da atividade no que diz respeito a custos e valorização do leite produzido, irá ter sucesso. Identifiquem muito bem os aspetos da produção que dependem da vossa ação e trabalhem-nos com rigor e determinação e não se preocupem com todos os outros que estão fora da vossa capacidade de influência. Conheço um produtor de leite que o partica com sucesso.   
 
2 - A verticalização da atividade parece-me uma estratégia muito interessante e de futuro se tiverem capacidade e competências empresariais e de gestão para abarcarem simultaneamente a produção e a industrialização do leite.
 
3 - Recomendo que façam vocês mesmos os contatos para o estudo de mercado no Continente. O orçamento deverá prever o vosso trabalho durante 2 a 3 meses, custos de deslocação, estadia, etc.

4 - Através destes contatos irá certamente conseguir saber qual a melhor estratégia para entrar no mercado e os melhores parceiros para o efeito.

5 - Terão que fazer provas do processo de produção, tipo de produtos, logística, etc.

6 - A ideia geral é excelente desde que acreditem que podem ter sucesso e trabalhem para obtê-lo. P. f. elaborem um plano de negócios mesmo que sumário e avaliem o orçamento necessário e a rentabilidade esperada.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM