Terá alguma ideia para nos lançar?


Rui A. escreveu:
 
"Boa tarde Eng.º José Martino,

Tendo efetuado várias pesquisar sobre a temática mencionada no assunto, resolvi entrar em contato consigo pela mais-valia do seu blog.

A questão fundamental é, que exploração agrícola poderá ser rentável nos próximos anos ao abrigo do novo PDR 2020? Somos dois jovens licenciados, recém desempregados e estamos à procura de algo que nos possa servir de alavanca para um futuro melhor. Terá alguma ideia para nos lançar? Algo com mercado de escoamento? Possuímos terreno com cerca de 2 a 3 hectares na zona da Tocha.

Agradeço desde já a sua disponibilidade e ajuda.

Cumprimentos."
 
Comentários:
1 - A rentabilidade dos investimentos nas atividades agrícolas não pode estar depende das ajudas públicas ao investimento porque se tratam de ajudas/comparticipações de apoio ao investimento que não cobrem a totalidade das suas necessidades financeiras.
 
2 - A ideia que vos lanço é a que está repetida até à exaustão neste blogue: descubram a vossa vocação dentro das múltiplas atividades que podem dedicar-se na agricultura. Por exemplo: gostam de atividades desenvolvidas em espaço fechados, limitados, exigentes no controlo diário dos pormenores e na gestão de equipas alargadas de colaboradores? Ou pelo contrário vive mais feliz com atividades ao ar livre, extensivas, que implicam equipas reduzidas de colaboradores? Têm vocação para encarregados/chefes de exploração com vocação para trabalho manual em pichelaria, eletricidade, eletrónica, tratores/máquinas e equipamentos, aplicação de produtos fitofarmacêuticos, etc.?
 
3 - Como descobrir a sua vocação? Pesquisa na internet, visitas de estudo em Portugal e sobretudo no estrangeiro,, contato com agricultores/empresários agrícolas/técnicos/dirigentes associativos, workshops, estágios formativos, estágios em explorações agrícolas, formação profissional. Elabore um documento com os seus pontos fortes e pontos fracos. Pense que a agricultura é uma atividade para toda a vida. É uma espécie de casamento/vida em comum. É fácil entrar na agricultura mas a saída é muito dolorosa quando não se tem sucesso.
 
4 - Para os 2 a 3 hectares terá que pensar em culturas muito intensivas,  quer na sua produção, quer nos montantes de fundos financeiros. Marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852) porque ela pode ajudá-lo com pormenores sobre atividades.       

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM