Devo investir em minhocas para a produção de húmus?

"Caro Sr. Eng. José Martino,


Descobri o seu blog enquanto pesquisava acerca de potenciais culturas para um projecto agrícola particular.

Gostaria de saber a sua opinião acerca do seguinte:
Como não possuo terrenos com área suficiente para produzir em escala, focalizei-me na pesquisa de culturas rentáveis em pequenas áreas, e que ao mesmo tempo dessem para criar 2 postos de trabalho e que gerassem os correspondentes 2 salários (meu e minha esposa).
Nessa pesquisa, descobri a Minhocultura, já tendo lido diversa informação, gostaria de ter a sua opinião acerca da rentabilidade de instalar um minhocário num terreno de 1000 m2, para produção de húmus de minhoca e minhocas; qual a viabilidade dum projecto desses em Portugal; como está o mercado português; se existem apoios para este tipo de actividade?

Agradeço a atenção que possa dar ás minhas questões."


Comentários:
1 - Estou impressionado com o número de contatos, provenientes de interessados ao longo de todo o território nacional, quer junto da minha pessoa, quer com a equipa de avaliação e planeamento da Espaço Visual, sobre o potencial de novas atividades para as agriculturas de Portugal. É incrível a sensibilidade do cidadão comum para perceber, mesmo tendo pouca informação e conhecimento especifico sobre agricultura, o quão difícil é obter rentabilidade nas atividades agrícolas mais usuais e por isso, defende-se tentando entrar através de atividades pouco correntes e pouco usuais.

2 - Verifico que a necessidade criar trabalho para o interessado e esposa é condição necessária e suficiente para fazer motivar e trabalhar para no futuro próximo vir a ter sucesso na agricultura. Não é fácil, mas não é impossível! É preciso que elaborem um bom plano do negócio, estruturado financeiramente para saber como irão no pós investimento, fazer face às necessidades de tesouraria  incluindo os Vossos salários.

3 - Pode vai vender as minhocas e o húmus? A que preços? Há procura para que quantidades de minhocas e húmus?
Avance se conseguir responder às questões de forma satisfatória. Caso contrário, irá ampliar os seus problemas atuais.

   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM