Culturas da Moda na Agricultura

A agricultura é uma atividade económica em que há falta de massa critica, opiniões resultantes do estudo, conhecimento, experiência na resolução de problemas e estrangulamentos das agriculturas de Portugal. Esta falta de esforço em prol de soluções que ajudem a sociedade a desenvolver-se e criar valor fazem que sejam aceites preconceitos sobre as produções agrícolas tal como acontecia no passado quando o mercado agrícola e agroalimentar era fechado ao comércio internacional, como por exemplo, aumentar as superfícies de produção agrícola leva a forte abaixamento dos preços de produção, as novas atividades agrícolas (fator novidade) são muito mais rentáveis que as culturas usuais, tradicionais, correntes, etc.
Para uma grande parte dos investidores agrícolas faz sentido dedicar-se a novas atividades porque são mais rentáveis que as correntes. É muito usual a seguinte questão sobre novas atividades agrícolas: agora, o que está a dar?
Neste sentido implementam-se culturas em determinado período temporal que as colocam como coqueluche e autênticas "modas", muitos dos seus investidores perdem a racionalidade económica nos investimentos tão focados que se colocam no preço de venda e nos valores financeiros que podem vir a obter no futuro. Claro que qualquer oscilação de preço em queda, mesmo que continue a existir rentabilidade nessa cultura (valor de venda das produções acima do custo de produção efetivo ou económico) faz com que estes especuladores deixem de cuidar devidamente das culturas ou mesmo que as abandonem. Certamente que a existência de massa critica nessas fileiras colocariam muitos desses players nos seus devidos lugares motivando-os a fazer o que está ao seu alcance pra melhorarem as produções e a respetiva qualidade.       

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM