O meu projeto é um caminho possivel ou utopia?


Boas, Sr. Eng. José Martino

Antes de mais gostaria de felicitá-lo pelo seu blog e pelos seus conteúdos, o qual descobri há relativamente pouco tempo e que agora acompanho frequentemente com entusiasmo.

O meu nome é ..., sou da região do Algarve. Após muito pesquisar na internet encontrei o seu blogue e resolvi enviar-lhe um email para saber se me pode esclarecer algumas dúvidas que tenho em relação a um investimento que gostaria muito de concretizar: a Hidroponia.

Primeiro que tudo tenho que lhe dizer, que a minha experiência na agricultura é minima, pois o curso que estou a tirei foi Multimédia, que pouco ou nada tem a ver com este sector. Ao aperceber-me que a minha formação nao me trará grandes expectativas de futuro,estou desempregado no momento, e poderá existir uma janela de oportunidade na agricultura, decidi procurar e informar-me, e foi aí que descobri a hidroponia, área que despertou bastante o meu interesse.

Antes de mais gostaria de perguntar se é possível sem experiência agrícola enveredar neste ramo?Muito tentei pesquisar acerca deste assunto para saber se existiam cursos especificos para hidroponia, ou algum tipo de estágio para quem queira entrar neste sector da agricultura mas nenhuma informação consegui obter. No fundo que conselho me daria tendo em conta a minha experiência?

Outra pergunta é se o Sr. Eng. tem alguma ideia se na minha zona é exequivel avançar para este projecto? pela informação que fui obtendo penso que a alface será a produção que melhor se enquadra na minha zona mas muitas duvidas tenho em relação a este assunto. Investimento?necessidade de mão de obra?escoamento?rentabilidade?produtividade?

Por fim gostaria também de saber se neste momento é possível aceder ao crédito para iniciar este projecto e se existe algum tipo de apoios/subsídios para me iniciar nele. 

Desculpe a minha ingenuidade ao fazer tantas perguntas, mas este era um projecto que se fosse possivel gostaria muito de arriscar, apenas não sei se este é um caminho possível ou se nao passará de uma utopia. Sei que a minha falta de experiência na agricultura pode constituir um grande entrave, mas a minha vontade de arrancar com este projecto é muita.


Terminando, peço-lhe desculpa por um texto tao longo, e agradeço-lhe desde já a disponibilidade de o ler e de me poder aconselhar.

Comentários:
1 - Este blogue contém escritos com muita informação e conhecimento para pessoas na sua situação. Aconselho vivamente que o leia os posts de forma sistemática e atenta porque respondem a muitas das questões que colocou e outras que se lhe irão pôr. 

2 - Aconselho-o a frequentar o workshop "O empreendedor agrícola de sucesso", na Universidade do Algarve, dia 3 de outubro 2016 (veja o facebook da Espaço Visual) onde irei expor a metodologia a percorrer para se iniciar no empreendedorismo em casos com ou sem ligação à agricultura.

3 - Se o seu projeto agricola será possivel ou uma utopia vai depender de si, se está disponivel para ir ao fundo das questões, se está disposto a pagar os custos pessoais de utilizar os recursos que esão ao seu alcance, por exemplo, ler de fio a pavio este blogue. Após percorrer esta etapa escreva-me e conte-me o que a evolução que sofreu, se ainda está na utopia ou se já começou a assentar os pés na terra.  Votos de muito trabalho e dos maiores sucessos nos negócios das agriculturas de Portugal!

NOTA; O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM