Pistácio / Pistacho

 Olá eng José Martino,

Eu sou engenheira civil, tenho 32 anos e vivo na cidade da Guarda, vou ficar sem trabalho e gostaria de ingressar na  vertente agrícola. Andei a pesquisar e encontrei o seu blog e gostei muito da informação que dá às pessoas que por lá passam e deixam as suas duvidas. Eu gostaria de lhe expor a minha ideia e receber a sua simpática opinião. 
Estava a pensar em apostar na produção de pistacho.
O que me diz?


Cumprimentos.

Comentários:
1. O pistácio/pistacho é uma cultura muito interessante porque tem uma elevada diferença entre o preço pago ao produtor pela fruta e o seu custo de produção, seja este medido de forma económica (inclui as amortizações do investimento) seja pela vertente financeira (fluxo de dinheiro saído e entrado) (há no minímo uma diferença positiva de 3 vezes entre custo e proveitos medida de forma económica ou 6 vezes positiva se a diferença for medida pelas entradas e saídas de dinheiro na tesouraria do negócio).

2. É preciso ter capacidade financeira própria ou própria e alheia (crédito familiar ou bancário), para lá das ajudas públicas ao investimento, para conseguir levar o investimento nos pistácios e a sua exploração a bom porto porque demora 4 a 6 anos para entrar em produção e mais 3 a 6 para chegar à plena produção.

3. A partir da plena produção a sua margem bruta é aquela que está indicada no ponto 1.

4. No distrito da Guarda há condições de variação de climas ao longo dos seus concelhos que fazem oscilar a maior ou menor aptidão para a cultura, tem a ver com a maior ou menor probabilidade do número de dias com chuvas no mês de abril (época de floração e polinização pelo vento entre flores de plantas macho e flores de plantas fêmeas) e o mês de setembro (mês de colheita dos frutos que não pode ser realizada com chuva).

5. Se precisar de consultoria para ter uma opinião técnica avalizada marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852).     

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM