Curso de Introdução à Prova de Queijos,

Construir uma Verdadeira Cultura de Queijo em Portugal
Existe algo inerente ao queijo que é difícil de replicar. Feito em todo o mundo e usando diferentes produtos lácteos, um dos seus aspetos fascinantes é que cada região tem o seu próprio método e estilo de produção. É por causa da diversidade nas técnicas de transformação que, atualmente, somos presenteados com vários tipos de queijos, cada um com um caráter único e incomparável.

O queijo é considerado muito bom para o crescimento e saúde do seu cabelo, pois contém muita vitamina B. A vitamina B pode, igualmente, ajudar a reduzir a pressão arterial. O cálcio, presente em grandes quantidades de certos queijos, está diretamente relacionado com gravidezes pacíficas. Para além deste, o queijo contém gorduras naturais de vitamina B12 e vitamina D, vitais para o aumento da força dos seus ossos. Como com qualquer alimento, o consumo excessivo de queijo pode ser prejudicial. No entanto, existem excelentes benefícios para a saúde associados ao consumo de queijo, desde que em quantidades moderadas.

Queijos como o Cheddar, o Camembert ou o Parmesão chegam-nos de todos os pontos do globo. Em Portugal, também se produzem queijos de grande qualidade e bastante reconhecidos mundialmente. Ótimos exemplos do que melhor se produz no nosso país são o Queijo de Vaca D. Amélia amanteigado, o Queijo de Cabra Curado Beiralacte, o Queijo de Ovelha Serpa DOP ou o Queijo de Mistura Amarelo da Beira Baixa DOP.

Farão estes queijos parte da sua escolha e gosto pessoal? Será o fator DOP essencial para a qualidade exigida?

Com o curso de Introdução à Prova de Queijos, conseguirá responder a estas e muitas outras questões. Maria João Oliveira - founder do projeto Dos Queijos e autora do livro “Há cada vez mais gente a mexer no nosso queijo” - e a Espaço Visual organizam a primeira edição deste curso com o objetivo de alargar o círculo de 'queijófilos', procurando contribuir para a construção de uma verdadeira cultura de queijo em Portugal.

No final desta formação, os participantes serão capazes de refletir sobre os diferentes aspetos relacionados com a preparação, venda e degustação de queijos, assim como conhecer a história, os componentes e os seus processos de fabrico. Aprenda a identificar queijos portugueses e de outras nacionalidades segundo a sua classificação, aplique práticas sobre como provar, cortar, servir e conservar queijos, e proceda à análise sensorial de queijos através de uma sessão de experimentação prática. As inscrições para a primeira edição desta formação já estão abertas, a qual decorrerá nas instalações da Espaço Visual em Gondomar no dia 1 de fevereiro!



Clique já aqui ou no botão abaixo para se inscrever na estreia da formação de Introdução à Prova de Queijos.

INSCREVA-SE NESTA FORMAÇÃO (https://espaco-visual.pt/pt-pt/noticia/construir-uma-verdadeira-cultura-de-queijo-em-portugal)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM