O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mirtilos (3)

O leitor Henrique perguntou o seguinte:

"Boa tarde. Gostava de saber se na zona do Vale do Sousa na cidade de Paredes se a produção de mirtilos poderá ter êxito? Que tipo de árvore de mirtilo posso plantar ou que você indica? Tenho um hectare de terreno, que conselhos dava para quem quer se iniciar nesta produção, e como obter ajudas de apoio financeiro e técnico. O meu muito obrigado pelo tempo prestado."

Comentários:
 1 - A produção de mirtilos pode ter sucesso no concelho de Paredes por este ter condições de solos e clima para esta atividade agrícola.

2 - Eu plantaria metade da superfície da variedade precoce "Duke" e a outra metade da variedade tardia Rabiteyes".

3 - Conselhos para iniciante:
a) Inscrever-se no estágio de pequenos frutos organizado pela Espaço Visual (começa no inicio de maio) para ganhar sensibilidade nos pormenores da cultura.
b) Visitar nos próximos meses, o máximo de explorações que consiga

4  - Para obter ajudas do ProDeR (60% de subsídio ao invcestimento e 30000 euros de prémio de 1.ª instalação) consulte a eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852). Esta informará telefonicamente dos custos e honorários que terá de suportar nas diversas fases do projeto.

5 - A Espaço Visual dá apoio técnico á implantação e exploração do seu pomar de mirtilos.

6 - Agradeço a consulta que efetuou. Se tiver outras dúvidas coloque-as neste blogue

Sem comentários: