O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mirtilos (4)

O leitor Edgar fez a seguinte pergunta:

"Boa tarde,
tenho um terreno de 2500m2 em que pretendo plantar o mirtilo no conselho de monção.
A minha maior questão é a distribuição pois por aqui praticamente nao ha plantações de mirtilo, algum conselho que me possam dar?
cumprimentos
Edgar "

E um leitor anónimo perguntou:
" Boa tarde, eu tambem estou a pensar em plantar mirtilo mas na zona de moncao, tenho um terreno disponivel com cerca de 2300 m2. A minha maior questao para ja é para onde escoar o mirtilo pois aqui ainda não ha grandes producoes".
Comentários:
1 - Com 2500 m2 ou 2300 m2 a minha sugestão é para que aproveitem as ajudas dos projetos de pequena dimensão cujas candidaturas abrem a 22 de maio, devem ser apoiadas com 40% de subsídio ao investimento.

2 - Recomendaria a plantação com variedades que cobrissem todo o período de produção, maio a outubro para fazer a colheita com mão de obra familiar (não terá custos com a colheita).

3 - Venderia os mirtilos em cuvetes de 1 kg à porta da exploração, pelos amigos, pelos supermercados, minimercados, frutarias, etc. do concelho e limitrofes.

4 - Se o terreno tiver aptidão para a cultura, se o pomar for implantado e explorado corretamente, terá uma ocupação de part time muito rentável.

Sem comentários: