Pequenos Frutos

Rui freitas disse:

"Boa noite sr. Eng;

É com enorme prazer que me dirijo ao seu blog, extremamente útil, diga-se, para lhe colocar algumas questões que dizem respeito à produção de frutos vermelhos, em particular o mirtilo, groselha e framboesa.

Antes de mais, felicito-o pelo excelente trabalho que tem desenvolvido neste blog, ajudando inúmeros jovens que pretendem tornar-se empresários agrícolas, como eu.

Tenho 21 anos e formação em Solicitadoria, mas pretendo dar início a um projecto de produção de frutos vermelhos, na zona Norte - Minho, de onde sou natural. Falo concretamente do Distrito de Braga.

As perguntas que lhe deixo são as seguintes, e depois de já ter lido centenas de artigos e de ter ponderado muito bem o que quero realmente fazer:

- acha que ainda vale a pena candidatar-me ao PRODER, tendo em conta o overbooking registado nos últimos meses?

- a produção de groselha, mirtilo e framboesa dão-se bem na zona referida em cima?

- qual a área mínima para que o projecto seja minimamente rentável? Estava a pensar entre 2 a 3 ha. Acha muito?

- qual a produçao normal de mirtilo e groselha por ha? Disse, num seu post algures, que há culturas de mirtilo a darem 30t/ha.

- como evitar a sazonalidade típica da agricultura? Ou seja, posso plantar diferentes espécies de mirtilos e groselhas de modo a obter diferentes épocas de colheita para ter trabalho todo o ano? Ou quase todo?

- conhece alguma "cooperativa", do género da mirtilusa, na zona que lhe referi em cima? Será essa a maneira mais adequada de escoar os produtos frescos?

E para terminar,

- conhece alguma "bolsa de engenheiros agrónomos"onde possa arranjar parceiros capazes de me ajudarem neste projecto?

- qual o preço de um arrendamento rural?

Como vê, as dúvidas são muitas, e muitas mais virão, há medida que vou estudando e lendo sobre o maravilhoso mundo dos frutos vermelhos, e não só.

Neste momento, e tendo em conta o estado do nosso Portugal, este será um projecto que me parece viável e sustentável a longo prazo, podendo criar, pelo menos, o meu posto de trabalho.

Espero não estar enganado nem sair defraudado, já que é algo que quero mesmo muito!!!


Com os melhores cumprimentos e aguardando resposta,
Rui Freitas (Guimarães)".

Comentários:
1 - A sua 1.ª pergunta está respondida neste blogue no post "não há fome que não dê em fartura".

2 - As culturas indicadas adaptam-se relativamente bem à região de Guimarães. Consulte a Bioberço.

3 - Os 2 a 3 hectares são a superfície ideal para começar nos pequenos frutos, embora a longo prazo terá de atingir os 8 a 15 hectares para tirar partido do seu conhecimento e da estrutura de apoio sobretudo ao nível da mão de obra.

4 - Produtividades:
a) Mirtilo: 10 a 15t/ha
b) Groselha: 10t/há

5 - As espécies e variedades que colocar na sua exploração serão função da estratégia de comercialização que adotar. Embora do ponto de vista teórico, eu concorde com a sua opinião, ter produções durante toda a campanha, na prática assisto à aposta na produção para as janelas de oportunidade dos mercados internacionais.

6 - Para valorizar as suas produções contacte a Bioberço em Guimarães porque estão a organizar uma O.P. (www.bioberco.com)

7 - Para obter ajuda na definição e implementação do seu projeto contate a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (sonia.moreira@espaco-visual.pt; 917 075 852). 

8 - A renda de prédios rústicos pode variar entre os 100 e os 1500 euros por hectare e ano, conforme a exploração necessita de maiores ou menores investimentos em infraestruturas e melhoramentos fundiários.

9 - Para não se enganar nem defraudar a si próprio leia neste blogue a estratégia que o jovem deve praticar para se instalar na agricultura. Sem competências técnicas e de gestão dificilmente terá sucesso na agricultura. Terá de possuir o perfil de "levar a carta a Garcia", ou seja, conclui com sucesso os processos em que se mete, sobretudo aqueles que são muito difíceis e custosos do ponto de vista pessoal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM