O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


sábado, 22 de novembro de 2014

Cogumelos shiitake: como comercializá-los?

Cristina Trindade disse:

"Boa noite, Sou de Portalegre e estou a produzir cogumelos shiitake, no entanto, e devido à falta de mercado nesta zona, tenho tido bastante dificuldades em vendê-los... Gostaria de perguntar se conhece alguma associação ou alguém a quem poderia vender os cogumelos? Agradeço a sua atenção. Cumprimentos"

Comentários:
1 - Na minha opinião a comercialização de cogumelos ou de qualquer outra produção agrícola não deve ser feita através de associações porque este tipo de Entidades destina-se a defender os interesses sócio profissionais dos seus associados e não deve desenvolver atividade económica de comprar e vender produtos agrícolas.

2 - Infelizmente não a consigo ajudar no solicitado porque possuo conhecimentos incipientes da fileira do cogumelo no que diz respeito a comercialização. Tente perceber se o grupo Sousacamp a pode ajudar.

3 - Para mim com os cogumelos podem ser comercializados através de uma estratégia que eu denomino de "projeto de autor": fazer uma marca, comunica-la pela internet e no terreno através de um conjunto alargado de eventos ligados à animação, gastronomia, restauração, etc.
 

Sem comentários: