Qual a sua opinião em relação a isto tudo?


"Bom dia Sr. Engenheiro, eu venho por este meio escrever-lhe pela seguinte razão:

Eu ando a tratar de um projecto para o Proder há cerca de um ano e tive tudo pronto a tempo de ainda apanhar os Proder antigo, com melhores condições que o atual, mas por culpa dos engenheiros que me acompanhavam não o pode fazer visto eles e apesar da minha insistência não acabarem o meu projeto a tempo, tiveram mais de 2 meses para o fazer.

Com o programa actual deparo me numa situação sem saber o que fazer, a minha ideia inicial passava por uma exploração de 1 hectare de mirtilos e 3.5 de vinha já existente e na qual iria por rega. o projecto ia para valores que rondavam os 85.000 euros.

Neste momento os apoios são bastante menores o que me leva a procurar diminuir o valor total do projeto.

Aqui esta a minha duvida,

Acha o projecto interessante e financeiramente viável? 

Se optasse pela criação de uma marca de vinho o Proder contempla essa situação? e neste caso usar o hectare que eram inicialmente para os mirtilos e mudar para colocar novas videiras.

Qual a sua opinião em relação a isto tudo?

Na altura cheguei a ir a uma reunião da Bfruit para escoamento dos mirtilos.

Estou a pensar em desta vez, se a minha decisão for avançar, em procurar ajuda na espaço visual.

Obrigado"
 
Comentários:
1 - Creio que o seu problema não é uma questão de rentabilidade dos investimentos, mas sim do seu financiamento porque se os investimentos não forem rentáveis o PDR 2020 não aprova o projeto.
 
2 - Com 3,5 há de vinha não é recomendável avançar para marca própria de vinho porque não tem dimensão nem massa critica para rentabilizar o respetivo investimento.
 
3 - Se fizer investimentos ponderados nos mirtilos, se for organizado a explorá-los e estiver ligado à Bfruit tem todas as condições para ter sucesso neste investimento caso tenha capitais próprios e crédito bancário para aguentar o período temporal necessário para equilibrar a tesouraria (4-5 anos).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM