O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


sábado, 2 de maio de 2015

Devo investir em minhocas para a produção de húmus?

"Caro Sr. Eng. José Martino,


Descobri o seu blog enquanto pesquisava acerca de potenciais culturas para um projecto agrícola particular.

Gostaria de saber a sua opinião acerca do seguinte:
Como não possuo terrenos com área suficiente para produzir em escala, focalizei-me na pesquisa de culturas rentáveis em pequenas áreas, e que ao mesmo tempo dessem para criar 2 postos de trabalho e que gerassem os correspondentes 2 salários (meu e minha esposa).
Nessa pesquisa, descobri a Minhocultura, já tendo lido diversa informação, gostaria de ter a sua opinião acerca da rentabilidade de instalar um minhocário num terreno de 1000 m2, para produção de húmus de minhoca e minhocas; qual a viabilidade dum projecto desses em Portugal; como está o mercado português; se existem apoios para este tipo de actividade?

Agradeço a atenção que possa dar ás minhas questões."


Comentários:
1 - Estou impressionado com o número de contatos, provenientes de interessados ao longo de todo o território nacional, quer junto da minha pessoa, quer com a equipa de avaliação e planeamento da Espaço Visual, sobre o potencial de novas atividades para as agriculturas de Portugal. É incrível a sensibilidade do cidadão comum para perceber, mesmo tendo pouca informação e conhecimento especifico sobre agricultura, o quão difícil é obter rentabilidade nas atividades agrícolas mais usuais e por isso, defende-se tentando entrar através de atividades pouco correntes e pouco usuais.

2 - Verifico que a necessidade criar trabalho para o interessado e esposa é condição necessária e suficiente para fazer motivar e trabalhar para no futuro próximo vir a ter sucesso na agricultura. Não é fácil, mas não é impossível! É preciso que elaborem um bom plano do negócio, estruturado financeiramente para saber como irão no pós investimento, fazer face às necessidades de tesouraria  incluindo os Vossos salários.

3 - Pode vai vender as minhocas e o húmus? A que preços? Há procura para que quantidades de minhocas e húmus?
Avance se conseguir responder às questões de forma satisfatória. Caso contrário, irá ampliar os seus problemas atuais.

   

Sem comentários: