Até nos mirtilos para se ter sucesso é preciso ter e aplicar o conhecimento: "nada acontece por acaso"


Boa tarde.
Desculpe o meu atrevimento, sou de Viseu, estava a pesquisar sobre mirtilos e encontrei o seu blogue e decidi fazer-lhe umas perguntas.
Sou apreciadora de mirtilos e tenho alguma terra disponível. Queria plantar algumas plantas para consumo próprio.
Quantas plantas, no mínimo, devo plantar?
Que variedades utilizar?
Quando devo plantar?
Onde encontro as plantas? Como devo planta-las?
...

De novo peço desculpa pelo atrevimento, mas o meu lema de vida é "nada acontece por acaso". Como tinha esta ideia, achei que não devia desperdiçar a oportunidade de lhe fazer estas perguntas.


Com os meus cumprimentos

Comentários:
1 - Para consumo próprio deve plantar no minimo 3 plantas por variedade, claro que irá depender do tamanho da família ( cada planta adulta poderá produzir 2 a 5 kg de frutos, dependendo da forma como irá cuidar delas quer na implantação, quer ao longo do tempo).

2 - Deve utilizar todas as variedades que o viveiro tenha disponivel desde as precoces até às tardias (pelo menos 3 - 4 variedades).
3 - Deve plantar quando tiver as plantas disponiveis para o efeito. O mais usual é plantar de outubro a março.

4 - Encontra plantas nos principais viveiros ou hortos do país. Recomendo que procure no mais perto da sua exploração ou na Bioberço (geral@bioberco.com).

5 - Deve plantar em terrenos com água para rega, bem drenados, com aplicação de matéria orgânica (20 kg/ planta) + um adubo composto (10:10:10 - 50g/m2) + sulfato de magnésio (30 g/m2), incorporar os fertilizantes com mobilização de solo, colocar o colo das plantas 10 centimetros acima do nivel do solo (colo= zona de transição entre o sistema radicular e os troncos), colocar as plantas a 0,75 metros de distância entre elas na linha e 3 metros de entre linha, cobrir a linha das plantas com casca de pinheiro (20 centimetros de altura e 0,6 metros de largura)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM