O PRODER e as novas tecnologias na Agricultura.

As candidaturas às ajudas ao investimento previstas no Programa de Desenvolvimento Rural, vulgo "PRODER" irão ficar na história da agricultura portuguesa como a mais forte contribuição para implementação das novas tecnologias pelos agricultores portugueses.

As candidaturas são elaboradas em formato electrónico e submetidas à base de dados do PRODER. A documentação de apoio à candidatura é preenchida em ficheiro digital. Este contém a check-list que é enviada em ficheiro anexo ao email remetido aos proponentes pelas Direcções Regionais de Agricultura e Pescas e carregada em base digital no Balcão do Beneficiário. Os pedidos de pagamento parece que irão sofrer a mesma tramitação electrónica da documentação de apoio (há contratos, como o programa informático ainda não está disponivel, não é possível apresentar pedidos de pagamento - como é possivel que tenham anunciado que já efectuaram pagamentos?).

Com tudo isto os agricultores irão transformar-se e dominar as novas tecnologias de informação e comunicação para conseguirem receber os incentivos não reembolsáveis de apoio ao investimento a que têm direito.
Neste momento, existem atrasos e problemas nas candidaturas electrónicas, mas quando chegarmos a 2013 todos, Administração Pública e Utentes, estaremos mais à vontade a lidar com os processos digitais. Faço votos para que aprendam com os erros e tornem as tramitações mais transparentes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM