Trabalho em Assistência Técnica a Kiwicultores

Dei inicio esta semana a uma mais campanha de assistência técnica a pomares de kiwis, com predominância no dia de ontem, o qual foi integralmente dedicado a este trabalho.
Trata-se de um trabalho técnico que me dá imenso prazer e realização, como engenheiro agrónomo / técnico de campo e permite-me esquecer as burocracias e os seus jogos que me preenchem os dias.
Esta actividade é um desafio constante e permanente, porque é necessário aportar conhecimento técnico actualizado, metodologias de gestão e orientação dos trabalhos agrícolas e informação sobre o estado dos mercados de comercialização dos kiwis. A assistência técnica organizada e permanente ao longo de cada campanha de produção é um dos factores que contribui para o sucesso financeiro das produções agrícolas. Trata-se de um trabalho em parceria, isto é, o empresário agrícola tem que realizar as operações recomendadas/negociadas e por outro lado, o técnico tem que possuir o conhecimento actualizado para que o agricultor siga as suas instruções.

Da minha vasta experiência profissional nesta área retiro os seguintes ensinamentos:
1 – Há agricultores que não precisam de assistência técnica porque não seguem as suas recomendações devido a desorganização pessoal, falta de vontade para progredirem (fazem as operações culturais de forma rotineira, não querem progredir, ou seja, não assumem o desafio de hoje trabalharem melhor que ontem e amanhã melhor que hoje), etc.

2- A assistência técnica é mais eficaz se traçar à partida os objectivos de campanha para cada produtor, indicando as estratégias para o conseguir. Ao longo da campanha faz-se periodicamente o respectivo controlo e acompanhamento no campo da evolução das plantas e das suas produções.

3 – Os empresários agrícolas que têm registos fiáveis das operações e resultados obtidos, bem como aqueles que conseguem fazer cada operação cultural na melhor oportunidade técnica são os que obtêm melhores resultados financeiros na actividade.

4 – Nas fileiras de culturas mais tradicionais é mais difícil implementar serviços de assistência técnica eficazes porque os agricultores estão mais convencidos que dominam todos os pormenores da sua actividade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM