Associativismo: Lóby de interesses particulares, mesmo de forma indirecta?

Há um leitor que fez um comentário de que o associativismo é mau para quem nele participa activamente porque "...serve para alguns irem lá buscar o seu e servir os seus próprios interesses, mesmo que de uma forma indirecta"?
Não será uma análise injusta, porque se acontece o que diz não será por omissão dos associados que se demitem das suas responsabilidades e são pouco exigentes com os seus representantes?

Como se melhoram os resultados da fileira a que estamos ligados?

Será melhor ficarmos em casa e esperar que tudo se resolva por si?

Qual será o contributo do associativismo para o emprego?

Quais são as Associações que têm melhores resultados do seu trabalho na defesa dos interesses dos seus associados? P. F. indiquem bons exemplos!

Comentários

AssociaDor disse…
Aqui conviria deixar o 'injusto' de parte, pois isso, sem quorum, será sempre 'relativo' e subjectivo.

Convirá também avaliar a vitalidade da associação enquanto instituição 'dependente' dos associados: inquérito a esse propósito é de 'vital' importância.

E isso avalia-se também pela participação dos associados na 'vida' da associação: presença nas actividades, nas assembleias, comentários, sugestões, reclamações, testemunhos.

Teste da 'verdade': o que 'ganha' o maioria dos associados? Paga a quota (e recebe os boletins)? É pouco? Quem faz outro balanço para essa maioria?

Se a fraqueza da 'nossa' democracia também se 'mede' no nível de abstenção nos actos eleitorais... o que dizer do 'nosso' associativismo?
Anónimo disse…
.
Eu não tenho experiência nesta questão, vou opinar em função das conclusões que tiro daquilo que vou lendo ...

1 - Em relação à pergunta inicial do post: lóbis e interesses existem sempre, o essencial é distinguir o lóbi bom do lóbi mau.

2 - Parece-me que o associativismo é importante para a agricultura. Não nos podemos esquecer que nos Países mais desenvolvidos a nivel agricola o associativismo é muito forte, principalmente a nivel de agrupamentos e organizações de produtores que facilitam e valorizam o escoamento de grande parte dos produtos

Vitor Monteiro
.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM