Daniel Bessa ajuda a arruinar a fileira do leite em Portugal

Em 23 de Novembro último o AGROPORTAL, tendo como fonte a LUSA, publico um artigo com o título “Consumo: O futuro está nas marcas próprias” e com o seguinte teor:
O economista Daniel Bessa disse hoje que o futuro da grande distribuição passa pela aposta em marcas próprias que consigam satisfazer um consumidor exigente, mas que ao mesmo tempo compra cada vez mais barato.
"A batalha dos custos e dos preços vai ser terrível", avisou o director-geral da COTEC numa conferência sobre competitividade, organizada pela Federação das Indústrias Portuguesa Agro-Alimentares (FIPA).
Daniel Bessa sublinhou que "na grande distribuição, vende-se cada vez mais o que é mais barato" e que "o futuro vai ser das marcas próprias".

Atendendo que:
1 - As marcas próprias da distribuição são a ruína da fileira da produção e da indústria do leite em Portugal porque são o veiculo para colocar no mercado português, leite proveniente de excedentes de outros países, que o fazem na forma de dumping, vendem-no a preços inferiores aos seus custos de produção, para regularizar os preços nos seus mercados internos.
2 – A produção de leite em Portugal não tem custos de produção para competir com os preços de aquisição do leite para as marcas brancas da distribuição.
3 – Daniel Bessa é o director-geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação , uma organização cujo presidente da Assembleia Geral é o presidente da República Aníbal Cavaco Silva, cuja missão e visão são as seguintes: Missão:Promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no País. Visão:Ser um agente determinante da inovação empresarial em Portugal, desafiando as entidades públicas e não-públicas do sistema nacional de inovação e com elas articulando a sua intervenção.

Assim sendo, na minha opinião, as palavras do Prof. Daniel Bessa, ou foram publicadas fora do contexto em que foram proferidas, o que exigirá uma clarificação por parte do seu autor, ou a ser verdade o que está escrito no AGROPORTAL, o Prof. Daniel Bessa deveria demitir-se de Director-geral da COTEC porque as suas palavras são um incentivo para que a Distribuição Organizada continuem a sua estratégia, através das marcas brancas, arruinarem a fileira de produção do leite em Portugal

Comentários

José Silva disse…
.
O tema não vai ficar por aqui.
E a solução não é a demissão.
Ele terá o segredo e deverá divulgá-lo e ajudar a implementá-lo.
Os chineses já estiveram lá perto com o pó branco... mas foram apanhados.

Será que o duplo presidente está também envolvido na tal solução inovadora?

Vamos pedir-lhe que 'abra o jogo'?

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM