Objectivo de taxa de crescimento para a economia portuguesa: 3% ao ano. Qual o contributo da agricultura para este objectivo nacional?

Portugal tem que colocar a sua economia a crescer ao ritmo de 3% ao ano para conseguir cumprir os seus compromissos com sua dívida externa, reduzir a taxa de desemprego para níveis aceitáveis e combater o risco de empobrecimento da sociedade portuguesa, a qual é responsável pela emigração massiva de jovens que nela não encontram uma perspectiva de vida condigna.

Dizem os especialistas que para os próximos dez anos a nossa economia crescerá à taxa de 1% ao ano, prevendo o governo para o ano de 2011 este número será de 0,2% e as previsões de alguns Organismos Internacionais apontam para -1,8%. Com este números é praticamente impossivel conseguirmos que cumprir o indicado no primeiro parágrafo, assim como a dívida do N/ Estado chegue a 60% do PIB. Para ultrapassarmos estes obstáculos é necessário promover o o investimento em bens transaccionáveis, sobretudo os destinados para a exportação ou que substituam as importações a preços competitivos. O Governo de Portugal terá de fazer o seu trabalho estimulando a economia para este objectivo e nós, cada um dos portugueses terá que fazer a sua parte, acreditar, investir e trabalhar que é possivel colocar a economia portuguesa a crescer.

Na perspectiva indicada o que pode fazer o Governo e cada um de nós no que diz respeito à agricultura?

O governo deve criar confiança nos agricultores pagando-lhes atempadamente as ajudas que com eles contratualizou. Caso não o possa fazer por razões orçamentais, deve titular a dívida, servindo que o interessado com esse título se possa financiar na banca, caso tenha necessidade e por outro lado, tem confiança em realizar novos investimentos pois sabe as datas em que receberá os seus apoios.

Os agricultores, os seus agentes e organizações têm que assumir que pelo seu trabalho podem contribuir para as exportações e para eliminarem importações.

É este caminho que ajudará a economia portuguesa a crescer ao ritmo desejável. Assim acreditemos que é possivel e trabalhemos para este objectivo!

Comentários

Anónimo disse…
.
O objectivo dos 3% parece-me perfeitamente exequivel a nivel da agricultura ...

- No curto-médio prazo, a fileira da hortifruticultura pode e deve crescer até mais do que isso.

- Estou mesmo convencido que a agricultura nos próximos anos poderá ser o motor da nossa economia.

O QUE SERÁ PRECISO FAZER PARA SE CONSEGUIR CONVENCER OS POLITICOS ... ???

Nota - Em Portugal continua-se a andar a passo de caracol mas, infelizmente para nós, as oportunidades não continuarão eternamente à nossa espera.
Apesar de não pertencerem à UE, os Países Mediterrânicos do Norte de Africa têm conseguido maior penetração nos mercados Europeus do que Portugal.


Vitor Monteiro
.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM