Remodelação da Equipa do Ministério da Agricultura

Os jornais semanários deste fim de semana debatem e dão quase como certa a remodelação do governo após a aprovação do orçamento do Estado, no inicio de Dezembro. Dizem os analistas que há ministros muito desgastados e cansados, pelo que se justificaria a sua substituição para injectar sangue novo no governo, pois para o próximo ano é necessária muita coordenação política entre os seus membros, coragem e tenacidade para aplicar o orçamento do Estado sem derrapagem orçamental. O Ministro da Agricultura e a sua equipa não aparecem indicados nos remodeláveis.

Dizia-me um deputado do PS que faz parte da Comissão Parlamentar de Agricultura, há cerca de um mês atrás, que do ponto de vista político, o perfil e actuação do Ministro da Agricultura eram os adequados para a situação actual porque descomprimiu a pressão que existia na agricultura criada pelo ex-Ministro Jaime Silva, a qual levou o PS a perder 250 000 votos nas eleições de 2009 (de 300 000 votos nas eleições de 2006 para 50 000 votos) e que o papel do actual responsável político do Ministério da Agricultura é recuperar votos para as previsiveis eleições de 2011. Dizia-me o deputado, como há pouco dinheiro disponivel para fazer obra, é importante que o Ministro seja simpático, receba em audiência todas as organizações o solicitem e que percorra o país participando no máximo de eventos do mundo rural, fazendo intervenções que comuniquem esperança, mas que do ponto de vista da evolução prática serão inócuas porque não há dinheiro para outros voos.

Na minha opinião, o Ministro da Agricultura deveria ser um militante do PS, com força política para não se vergar aos interesses do partido e com um gabinete de melhor qualidade, para utilizar bem, de forma eficaz, do ponto de vista do desenvolvimento da agricultura portuguesa, os escassos recursos financeiros disponiveis no Ministério.

Quanto à actualidade, acho que o Ministro não irá ser remodelado, embora há algum tempo circule a informação dentro dos corredores do Ministério da Agricultura, que irá sair o Secretário de Estado Luís Vieira. A seu tempo se verificará se tenho razão!

Comentários

Anónimo disse…
Na sua opinião os projectos de investimento ao abrgo do Proder estaram comprometidos? Ou não?
José Silva disse…
.
Continuamos na mesma:

- Quem são esses ministeriáveis?

- O que vamos fazer para que seja feita "a nossa vontade"?

Algum dia lá chegaremos????

PS- Está a passar uma campanha publicitária ProDeR ;-)

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM