O nosso exemplo




José Martino (engenheiro agrónomo)
josemartino.blogspot.pt

No próximo dia 5 de junho, na Exponor, vou ser orador na conferência do Jornal de Notícias subordinada ao tema "Fazemos Bem", dedicada ao sector primário, com a Agricultura em plano de destaque.
O JN é um importante jornal diário e, por isso, apraz-me registar este interesse editorial num sector de actividade que há alguns anos atrás não mereceria, certamente, tanto foco mediático.
Mas não é só o JN que está de parabéns. Este semanário importante jornal de referência no mundo económico, também tem dedicado amplo espaço à actividade agrícola, até, recentemente, pelo lançamento de um jornal digital sobre o assunto. Está, por isso, de parabéns também a Vida Económica. Cito estes dois casos particulares, por a eles estar directamente ligado. Mas poderia falar no facto do "mainstream" comunicacional olhar para a agricultura com outros olhos. Muito argumentam que é por causa de crise, que tem levado muita gente de regresso à terra. É um dado, sem dúvida. Mas quero também sublinhar outro aspecto: estão a aparecer no sector agrícola jovens agricultores e sobretudo investidores de outras áreas económicas que apostam em novas ferramentas: na escala, no conhecimento, na informação, na gestão, que lhes permite fazer a operação certa na hora certa, na dedicação e na capacidade para assumir riscos. Tudo isto conduz ao sucesso, ás exportações, ao aumento das economia de escala, ao acréscimo de valor acrescentados nas empresas.
É neste plano que me gosto de situar. É por isto que batalho todos os dias. Fazer chegar ao maior número de jovens agricultores as ferramentas que lhes permitirão desenvolver um empreendedorismo de sucesso: mais inovação, mais know-how, mais disponibilidade para ir ver aquilo que de melhor se faz lá fora e cá dentro. Portugal não está condenado a ser um país sempre na cauda do pelotão europeu. A agricultura pode dar o exemplo que podemos ser iguais ou melhores do que os melhores. Não me cansarei de dar o meu contributo para esse objectivo. 

artigo de opinião publicado na edição de hoje do jornal "Vida Económica"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rentabilidade da Cultura da Vinha e Economias de Escala

Ajudas ao investimento nos castanheiros