Que ordenamento cultural?

"Olá, muito boa tarde Sr. Eng.
Antes de mais um obrigado pela atenção desde já disponibilizada.
Começando por me apresentar, sou de Viseu com formaçao superior em Hotelaria, designadamente chefe profissional de cozinha.
Gostaria de expor a razăo do contacto, sendo que o meu futuro projecto será a mudança de área profissional tendo já começado por ter adequerido um terreno de aluguer a 30 anos com possibllidade de compra posteriormente, tendo uma área de 11 hectares, dos quais 7 săo cultivaveis e os restantes săo de  florestio, com 2 casas para animais mais uma de arrumos, com 3 poços com cerca de 8 metros mais uma nascente, parcialmente vedada com  a obrigatoriadade de năo me ser possivel o corte de pinheiros.
Embora ainda năo ter decidido quais as colheitas escolhidas tenho como intençăo repartir a área cultivavel por três plantações sendo 2 ha de perâ passa de viseu, 2 ha de frutos vermelhos nâo decidido ainda qual deles mais 2 ha de possivelmente kiwi amarelo como bem sugerido por v.exc.
Sabendo que a minha experiência e formação nesta área ainda se encontra em fase prematura gostaria de saber a sua sábia opiniăo sobre esta ideia sendo estas a base do projecto para candidatura a apoios do proder, contudo tendo a certeza que irei tambêm trabalhar paralelamente em outras produçoes mais em pequena escala sendo o aproveitamento do pinhal para coelhos bravos, galhinhas, porcos pretos entre outras ideias que acredito poderem serem compativeis.
Acrescento um aparte de extrema importancia dizendo que possuo um conhecimento de um Eng tec agrário meu familiar que executa funções ainda no activo podendo tambem me ser muito util em termos de mais alargada informaçăo e contactos
Assim sendo, qualquer opiniăo adicional seria agradecida, acreditando que será este um dos 1 contactos entre outros pois sei que será nessecario consultadoria posteriormente.
Um obrigado uma vez mais 
Até breve"
 
Comentários:
1 - O ordenamento cultural, atividades a desenvolver e respetiva dimensão, deverá ter em conta o acesso ao mercado, canal de escoamento e valorização das produções e por outro lado, a logística da gestão do acompanhamento diário com o consequente principio de fazer a operação na hora certa, em elevado número de culturas ou produções. Como diz o ditado popular "quem muito alarga pouco aperta".
 
2 - O Kiwi amarelo não me parece ser recomendável para a região de Viseu devido ao frio na primavera e muito calor durante o verão (é recomendável para concelhos do litoral norte de Portugal).
 
3 - Recomendo vivamente que se inscreva para assistir à Feira do Empreendedorismo da Espaço Visual nos próximos dias 25 e 26 de setembro porque irá adquirir muita informação e contatos para as atividades que pretende desenvolver. Haverá muita gente interessante incluindo eu próprio que estaremos disponíveis para networking. Não falte!
 
4 - Recomendo que encomende ao eng. Nuno Barbas da Espaço Visual (924433205) ao visita ao seu terreno para se lhe poder apresentar algumas propostas de ordenamento cultural que vá de encontro à aptidão dos solos e clima do local, assim como aos seus interesses de motivação pessoal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM