Artigo na Revista "Voz do Campo"

A cultura da Groselha (http://www.vozdocampo.pt/1/a_cultura_da_groselha_2044245.html)


A cultura da Groselha - revista voz do campo
A produção por se destinar à exportação
deve possuir certificação GobalGAP,
sendo recomendável
só avançar
com o investimento na produção
se o produtor tiver um exportador
que lhe garanta
o escoamento e valorização dos frutos
......................................................

A GROSELHA pertence ao género Ribes spp. Género diversificado com mais de 150 espécies conhecidas e centenas de variedades cultivadas (cultivares). Na região norte e centro de Portugal cultivam-se sobretudo variedades vermelhas, como por exemplo a Junifer, fruta constituída por pequenas bagas vermelhas que crescem em cacho, sem espinhos, com a maturação precoce e de produção elevada. A colheita decorre desde meados de maio a início de junho, função do frio invernal e calor na primavera e termina em julho. A baga depois de madura pode ser deixada na planta uma ou mais semanas sendo possível condensando a colheita em 3 a 4 passagens. A produção por se destinar à exportação deve possuir certificação GobalGAP, sendo recomendável só avançar com o investimento na produção se o produtor tiver um exportador que lhe garanta o escoamento e valorização dos frutos, dado a reduzida dimensão de mercado, bem como procura e interesse deste em períodos temporais muito específicos e pontuais.
 
A groselha requer solos que retenham a humidade mas que não deixem a raiz encharcada, por isso, nas áreas com pouca drenagem devem fazer-se camalhões, solos férteis com níveis altos de fósforo e potássio, ricos em matéria orgânica, com pH de 5,5 a 6,5. A planta para produzir bem necessita de frio invernal para quebra de dormência, sendo variável em função da variedade.
O compasso de plantação é de 0,5m a 0,75 m entre plantas na linha (é importante garantir uma haste vertical a cada 0,25 m, isto é, conduzir as plantas com duas hastes para plantas colocadas a 0,5 m e três hastes para plantas distanciadas de 0,75m) e de 2,5 m na entre linha. Sistema de condução em postes verticais com 3 arames e 4 arames de cada lado colocados a 0,5 m dos arames centrais, suportados pela extremidade de cruzetas ou através de cadeados suspensos na estrutura de suporte do plástico de cobertura. O plástico destina-se a garantir boa qualidade dos frutos, reduzindo os danos pelo sol e vento (o plástico é recolhido no outono e estendido no final do inverno). A cultura só deve ser implantada após a instalação de sistema de rega gota-a-gota com sistema de fertirrigação, ambos automáticos.
 AS OPERAÇÕES CULTURAIS DE MANUTENÇÃO/EXPLORAÇÃO DA GROSELHA SÃO:
 a) Poda de inverno garantindo que as unidades de frutificação ficam devidamente colocadas nos arames laterais;
b) Abertura do plástico de cobertura;
c) Correção de pH e matéria orgânica;
d) Eliminação das ervas daninhas na faixa
de 0,75 m para cada lado da linha de plantas;
e) Poda verde de primavera/verão que passa por retirar rebentos dos troncos, pela desponta dos rebentos laterais, pelo desrame dos rebentos que adensam o interior das plantas;
f) Condução das plantas: atar os rebentos aos arames;
g) Controlo de pragas e doenças: oídio, podridão cinzenta, ácaros, afídeos (piolhos) e broca;
h) Fertilizações através do sistema de rega (fertirrigação);
i) Controlo da irrigação;
j) Colheita manual;
k) Recolha dos plásticos de cobertura.
 
Autoria: José Martino, CEO da Espaço Visual
(artigo completo na edição impressa de julho’15)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM