Pode aconselhar-me?

Exmo. Sr. Engenheiro  José Martino 

Sou um aluno da escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Tenho ido várias vezes ao MARL e comecei a ter interesse nesta área da produção agrícola, muitos produtores que têm um espaço lá sugeriram-me, porque sou jovem, a criar um projecto meu podendo ser em parte financiado (60%) pelo estado português. 
Gostaria de investir num pequeno projecto de agricultura. Não tenho muita experiência nesta área mas, pelo que me explicaram é que ter uma pequena terra 3-5 hectares e plantar por ex: batatas, se tudo for planeado de forma organizada e com a ajuda de profissionais experientes, vou ter sucesso no meu projecto. É preciso ter vontade e falar com as pessoas certas. 

O senhor José pode aconselhar-me: 
  • Blogs, sites com ideias para investir na agricultura
  • Associações agrícolas que me possam ajudar
  • Websites onde expliquem quais são os melhores produtos para cultivar em Portugal dependendo da época
  • Quais as zonas em Portugal que têm menos geada e  que são mais favoráveis para a produção de hortícolas 
  • Quais as zonas em Portugal que são mais favoráveis para a produção de batatas 
  • Será a batata uma boa aposta? Quanto é que preciso para investir aproximadamente?
  • Onde posso encontrar terras para arrendar ? Sei da bolsa de terras do estado, mas existem outras opções?
O meu ponto de vista é objectivo: começar com algo muito simples. Escolher 1 produto para crescer, ganhar conhecimento, experiência e maturidade nesta área.     

Desde já obrigado pelo seu tempo e fico a aguardar uma resposta.

Desejo-lhe um bom dia. 

Com os melhores cumprimentos,

Comentários:
1 - Recomendo que faça uma leitura atenta de todos os posts deste blogue e encontrará resposta para muitas das dúvidas que me colocou na sua missiva, pois além de encontrar as pessoas certas precisa de fazer o trabalho de casa sob pena de não conseguir que a ajuda seja a que necessita.

2 - O caminho terá de ser feito por si, perceber os pormenores das principais das atividades agrícolas, os seus pontos fortes e pontos fracos, sobretudo, os seus ossos de ofício, pois caso contrário corre o risco de não vir a ter sucesso.

3 - Após ter feito o indicado em 1. volte a escrever-me e terei todo o gosto em responder às suas dúvidas.

NOTA: O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM