Organizações de Produtores de Pequenos Frutos

Boa Tarde Eng. José Martino

Antes de mais quero dar-lhe os parabéns por de forma aberta e clara realizar a sua partilha de conhecimento  e o seu aconselhamento que de uma forma simples e directa efectua no seu blogue.

Venho por este meio solicitar-lhe informação/aconselhamento no que diz respeito a que Organização de Produtores de Pequenos Frutos o Sr. Eng. Martino me aconselha aderir.

Sou produtor de Mirtilo, com cerca de 2,7 ha no Concelho de Penalva do Castelo (Viseu) e como em todas as "Organizações..." existem aquelas que apresentam os chamados "contratos leoninos" e que de em vez de defenderem os interesses dos que representam defendem os seus "individuais" em detrimento dos produtores. E como eu sou do Benfica e quero ter alguma liberdade do que fazer com parte da minha produção, por ex: fazer licor ou compota, não queria estar a comprometer-me com uma organização que logo à partida exige que toda a minha produção tem que obrigatoriamente ser fornecida a estes e estou sou limitado à produção da fruta.

Pelo que, como o Sr. Eng. Martino conhece bem este meio agradecia que me informa-se qual a Organização de Produtores de Pequenos Frutos se enquadraria mais no meu conceito.

Agradecendo desde já a atenção dispensada.
Cumprimentos,

Comentários:
1 - Se fizer uma pesquisa na internet verificará que no sítio da internet do GPP (Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura) aparece a listagem com as Organizações de Produtores reconhecidas a 23 de setembro de 2016 (http://www.gpp.pt/MA/OPs/).

2 - Nesta listagem a única organização de produtores que está reconhecida exclusivamente para pequenos frutos é a Bfruit - Comércio Interncional de Frutas, SA. Tem sócios em todo o território de Portugal Continental.

3 - Trabalham pequenos frutos embora o reconhecimento como organização de produtores seja generalista, a Cerfundão (região Centro), Cooperativa Agrícola de Mangualde (Mangualde e envolvente), Lusomorango (Ribatejo, Alenejo e Algarve) e Madre Frutas (Algarve).  

4 - As Organizações de Produtores (OP) têm que assumir compromissos comerciais prévios à colheita das produções, com o objetivo de incrementar a valorização da fruta dos seus associados. Assim, têm que saber de forma antecipada através do planeamento da produção, qual o quantitativo por espécie e variedade que terão à disposição para o negócio, para planearem a sua colocação no mercado. Neste sentido tem que haver compromisso do empresário agrícola com a sua OP, sendo tal obrigação formalizada/fixada através dos Estatutos da OP e do seu Regulamento Interno.

5 - De acordo com o indicado em 4 recomendo que analise previamente os documentos das diversas OP´s e conclua qual é aquela que lhe interessa mais, tendo em conta a quantidade máxima que pode dispor para utilização própria, conforme os seus interesses pessoais como produtor.

6- A Bfruit é para mim a melhor organização a trabalhar pequenos frutos, quer pelos resultados obtidos ao fim de 3 anos de trabalho, quer por ser especializada, quer  porque incorpora no seu funcionamento muitas das minhas ideias e convições, aquilo que deve ser uma OP, moderna e competitiva, a qual se bate na defesa dos superiores interesses da maioria dos seus produtores.      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM