Algarve, agricultura em part time?

Bom dia Eng. José Martino,


Sou seguidor do seu blog e parece-me ser um instrumento bastante útil para quem pensa desenvolver qualquer tipo de actividade agricola.


Sou do Algarve e tendo alguns terrenos agricolas na família, gostaria de desenvolver uma actividade agricola em regime de part-time que me permitisse obter um rendimento extra, aproveitando igualmente para trabalhar e contactar directamente com um mundo que sempre me fascinou,  a agricultura e natureza.
Tendo em conta as culturas desenvolvidas na região, estou pensando em frutos secos, nomeadamente alfarrobeiras ou amendoeiras.

1- Das culturas apresentadas, qual julga ser a melhor opção? E julga que se justifica optar por culturas de regadio em vez de sequeiro, tendo em conta os custos adicionais desta modalidade (sistema de rega, furos, etc.)?
2- Para as caracteristicas da região e para uma actividade em part-time, os frutos secos serão a melhor opção? Na sua optica será a cultura que se poderá retirar uma maior rentabilidade, ou optaria por outra? Qual?


Obrigado desde já por toda a informação disponibilizada.

Cumprimentos.


Comentários:
1 - A opção cultural em part time é a fruticultura . Deve escolher aquela atividade que tenha melhor solução comercial ao seu alcance.

2 - Para part time, a superfície total por exploração e também por parcela são factores que contam para a sua decisão de investimento, mínimos de 2,0 hectares e 1,0 hectares respectivamente.

3 - Sem ter em conta o enunciado em 1 e 2 ou pensando que consegue opção comercial e tem a dimensão mínima para suportar os custos fixos, teria em conta como opções: abacate, mirtilos, maracujãs, physalis, alfarrobeiras

4 - Na minha opinião, exceto muito pequenas superfícies de parcela e exploração, teria de optar sempre pelas culturas em regadio.

5 - Para atividade de part time qualquer das culturas que indiquei em 3 são escolhas muito interessantes.

NOTA: O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM