Questões sobre mirtilos


"Boa tarde, 
Sou um jovem agricultor e gostaria de lhe colocar 3 questões sobre mirtilos; 
1) na plantação no vaso que tamanho deverá ter o vaso?
2) dizem me que a planta só pode estar em vaso cinco anos,depois disso terá de ir para a terra ou ser substituída?
3) No cultivo directo a terra,usam telas para suster as ervas. Acontece que,algumas plantas não desenvolvem as raízes, será que a tela, em exposição ao sol, estará a transmitir maior calor a terra, fazendo um efeito estufa que abafa a raiz?

 Obrigado" 

1 - O vaso deve ter 35 a 50 litros de volume.

2 - Com estes vasos consegue ter exploração para 8 a 12 anos (irá depender da sua capacidade para gerir com rigor e disciplina,no dia a dia, a regra e adubação. Na minha opinião, prevejo que no fim deste período temporal as variedades estarão obsoletas e ultrapassadas (no mirtilo todos os anos aparecem são lançadas novas variedades) pelo que será fácil a sua substituição, pelo contrário, no solo, na nova plantação, haveria riscos muito elevados de contaminação microbiana por fungos e bactérias. Por outro lado, pode eventualmente vendê-los para produtores de part time, pequenas áreas, para autoconsumo da família ou comercialização curta, que o queiram fazer de forma rápida através de plantas que produzem de imediato.   

3 - As plantas não desenvolvem as raizes porque o solo foi mal preparado na implantação, quer por mobilização deficiente, quer por fertilização deficiente, quer por não ter havido correção de zonas com má drenagem ou porque essas plantas são de má qualidade    

NOTA: O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM