Até hoje o meu projeto ainda nao foi aprovado: qual o motivo da demora?

Boa tarde, senhor Eng. José Martino, 

Tenho andando a acompanhar o seu blog e a sua pagina do espaço visual e achei ambas muito interessantes.

Submeti uma candidatura de jovem agricultor em outubro 2015, sobre um projeto na area de avicultura, onde pretendo restruturar um aviario velho ja existente e construir outro, e no total ficar com dois aviarios. No mesmo projeto também existirá uma plantação de castanheiros. ~

Ate hoje o meu projeto ainda nao foi aprovado. Queria saber se ainda ha possibilidade de ser aprovado o projeto que emiti em 2015 e tambem queria saber o motivo desta demora. 

Aguardo uma sua resposta. 

Os meus cumprimentos"

Comentários:
1 -  Há um elevado número de candidaturas submetidas ás ajudas previstas no PDR 2020, muito acima do usual, foram criadas expetativas no sentido de todas as candidaturas serem apoiadas,  o que está a originar atrasos na sua análise e decisão, porque o Ministério da Agricultura não tem estrutura humana para responder no curto prazo à tal "onda de procura". 
NOTAS: 
a) o PDR 2020 é um programa de apoio aos agricultores muito pesado e burocrático, mas para além disto, ocorreu um fenómeno, repetiu-se a mesma idiossincrasia dos 6 quadros comunitários de apoio anteriores, como não foi dada formação prévia às empresas que elaboram projetos, os pormenores burocráticos próprios do PDR 2020 não foram acautelados e para serem corrigidos está a acarretar um "número extraordinário/astronómico" de actos administrativos, ao nível de pedidos de esclarecimento, audiências prévias e reclamações para a gestora do PDR 2020, porque a formação está a ser dada pelo "processo de tentativa e erro", o PDR levanta um problema, o promotor apresenta a solução, o processo vai-se repetindo ao longo do tempo até se sanarem todos os problemas subsquentes que venham a existir.
b) O PDR 2020/DRAP foi obrigado a integrar novos analistas que não tinham experiência, conhecimento e massa critica para serem eficientes e eficazes no processo (precisam de tempo para aprenderem).
  
2 - O próximo concurso de candidaturas decorrerá de forma mais célere porque há condições para serem ultrapassadas à partida e ao longo do processo, os constrangimentos indicados em 1.

3 - Recomendo que faça o controlo do estado do processo do seu projeto na página do PDR2020 e caso seja necessário que contate a Direção de Serviços dos Projetos pertencente à Direção Regional de Agricultura e Pescas que tutela a região da sua exploração agrícola e a Autoridade de Gestão do PDR 2020.

4 - Tendo em conta a data de submissão da candiatura, parece-me que deverá ter notícias nos próximos tempos.

5 - Há probabilidade de um elevado número de projetos serem aprovados mas não obterem apoios por insuficiente dotação orçamental do aviso ao qual apresentou candidatura. Neste casos estas candidturas transitarão para os 2 avisos seguintes, embora me pareça que o problema subsistirá, pois em cada destes avisos irão concorrer com novas canditaturas que terão valia global da operação (classificação dos projetos) mais elevados, continuando os orçamentos das ajudas a atribuir muito limitados face à procura.      

NOTA: O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM