Algumas reflexões sobre o combate aos fogos florestais dos últimos anos

A prevenção é uma estratégia de combate aos incêndios florestais porque diminui o combustível em determinadas áreas estudadas/definidas, zonas estas que são técnicamente preparadas, onde se deveria parar o incêndio, neste sentido servem para facilitar o trabalho dos bombeiros e fazer com que eles possam acercar-se do fogo para o combater.
O trabalho dos bombeiros nos últimos anos tem como objetivo defesa de pessoas, bens e prédios urbanos, sobretudo fazer com que não morra nenhum popular ou bombeiro devido ao fogo, que não ardam casas, sendo claro que não é objetivo prioritário a defesa do património florestal, basta analisar a forma como é comunicada a evolução do incêndio. 
Quando há fogo alargado não há combate, os bombeiros recebem ordens para acompnhar a sua evolução junto de pontos estratégicos, não estando os meios colocados nas zonas onde se fez prevenção onde havia condições de parar o fogo.
Faltam grupos de especialistas nas estratégias de combate aos incêndios: competências na evolução histórica dos fogos, análise de meteorologia e topografia, tipo de incêndio, etc. para emitir recomendações ao comando operacional de combate de cada fogo.
Os responsáveis de comando deveriam subir na hierarquia com conhecimento, competências e experiência porque ajudaria muito à eficácia do combate.
Falta sistema de avaliação independente ao comando e sua estratégia no combate aos fogos florestais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM