Vale a pena inovar através de novos produtos?

Engenheiro Martino,

Uma pergunta fora do contexto provavelmente.... Sobre a caprinicultura e produção de ovinos igualmente existe algum esforço notável em Portugal em tornar circular a matéria prima que é o próprio animal. Isto é algum esforço concentrado nas espécies autóctones de carne em especial para que por exemplo o sub produto que é a pele seja aproveitado como ativo na própria região de produção? Em resumo, alguma gestão integrada que promova o recurso carne/leite mas também o subproduto que é a pele/couro. Lembro-me por exemplo da cabra algarvia com aptidão mista, mas que até ao momento não conheço nenhum projeto de valorização da pele seja em moda e vestuário, decoração etc. É uma fragilidade do nosso sistema ou é uma informação que eu desconheça por não estar no meio?

Um abraço

Comentários:
1. A inovação tem dificuldade de penetrar nas agriculturas de Portugal, seja nos métodos, seja nos produtos.

2. Creio que é uma fragilidade do nosso sistema a limitação do baixo valor acrescentado obtido nas produções principais, bem como nos subprodutos. Falta-nos foco e eficácia na comercialização, seja na oferta adequada de cada um dos mercados onde se oferecem os produtos, seja pelas características técnicas dos produtos e respectivas embalagens, seja pelas quantidades disponibilizadas, seja pelo preço. Estas limitações na agro industria decorrem das respectivas deficiências na produção, produções com características técnicas e de qualidade não adequados ao mercado, produção em quantidade insuficiente para fazer face à procura dos mercados ou preços de produção muito elevados por deficiente planeamento e gestão.

3. À medida que ocorre com sucesso a integração entre os elos da fileira pecuária, há valorização e rentabilidade das produções é mais provável que os subprodutos venham a ser valorizados por desenvolvimento das respectivas fileiras.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM