Cerejeira



Eng. José Martino, bom dia,
Quais os solos e climas mais adequados para a cultura da cerejeira?
Muito agradecido se tiver resposta.
Atentamente,

Comentários:
1. Solos: a cerejeira prefere solos frescos, profundos (pelo menos 0,8 metro de profundidade) e com boa drenagem, sendo o pH mais favorável entre 6,0 e 7,5. Bem drenados para garantir que não existe excesso de água no solo durante a época das chuvas. Caso contrário, há risco de surgirem doenças radiculares causando a morte das plantas. É recomendável que a toalha freática esteja localizada abaixo de 1 metro de profundidade. A textura do solo deve ser determinada pela análise mecânica, sendo as mais adequadas as texturas franco-arenosa ou franco-argilo-arenosa.

2. Clima: Tem influência determinante nas épocas de floração (fevereiro/março) e colheita (abril a agosto) devido às geadas ou chuvas, respetivamente, as quais causam morte das flores ou rachamento dos frutos . As cerejeiras estão bem adaptadas aos climas temperados. Não devem ser plantadas em locais sujeitos frequentemente a ventos fortes, nevoeiros ou geadas tardias. 
Necessitam de mais de 700 horas de frio para a quebra de dormência (número de horas com temperatura abaixo de 7ºC entre os meses de novembro e fevereiro). No entanto, este período de tempo difere de variedade para variedade porque há no mercado novas variedades com 300 h de necessidade de frio invernal.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM