Como controlar granizo e escaldão impedindo ou minizando os estragos nas culturas agrícolas?

Sr Eng. boa tarde, isso é muito grave para um país como Portugal, perder as colheitas devido ao granizo quando está cada vez mais está investir em agricultura .
O segredo e o sucesso é deixar de pagar e fazer enriquecer os seguros , mas é investir em estruturas com rede para controlar o granizo .
Isso foi o nosso pensamento já há muitos anos atrás em Itália.
Muito obrigado

 

Comentários:

1. Os prejuízos causados nas culturas agrícolas e respetivas produções pelos fenómenos meteorológicos extremos, os quais são cada vez mais usuais decorrentes das alterações climáticas, como sejam o granizo e escaldão/golpes de sol, podem ser controlados pela proteção de redes colocadas sobre estrutura de suporte que impedem o contato direto com as plantas, seja das pedras de granizo, seja da luz solar intensa.

2. Estas estruturas, rede, postes, cabos de aço e arames, são caras, pelo que a sua utilização é recomendável nos casos onde há maior probabilidade de acontecerem os fenómenos climáticos indicados em 1.

3. Na região do Douro estão a ser estudadas estratégias de controlo das nuvens que podem originar granizo recorrendo a radares analisar as nuvens e o bombardeamento dessas nuvens com substâncias químicas que impedem a transformação das gotas de chuva em pedras de granizo.

4. Nos casos em que não há histórico ou é baixa a probabilidade de ocorrência de prejuízos decorrentes de fenómenos climáticos, seria mais racional a existência de seguros de colheitas cujos valores de prémio fossem baratos.

5. Quando o seguro intervém nos casos indicados em 3. o produtor não consegue o rendimento de uma colheita normal, não terá resultado positivo nesse ano, mas obterá um apoio para fazer com que a tesouraria do seu negócio tenha condições para continuar a atividade.

6. É uma decisão empresarial do agricultor, a escolha da melhor estratégia dentro das várias indicadas neste post, para fazer face aos fenómenos meteorológicos que causam prejuízos nas suas culturas.

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM