O processo da subida do preço do leite!

Saúdo a reunião de ontem, como inicio promissor para a resolução do problema da rentabilidade na produção de leite, a qual passa pela subida de preços ao agricultor, em que estiveram presentes, o ministro da Agricultura, representantes da distribuição, produtores e indústria.

Concluo que há uma guerra declarada entre a distribuição e a indústria (Lactogal) a qual tem de merecer uma intermediação com pulso forte e firme por parte do Ministro da Agricultura, para chamar as partes à razão e levar a uma mais justa distribuição do valor ao longo da cadeia.

A distribuição organizada está fortemente empenhada em controlar o negócio do leite da Lactogal (preço do leite) mesmo que para tal tenha que importar leite e jogar com as margens comerciais para que os agricultores fiquem estrangulados e apertem o sector cooperativo. Por outro lado, o sector cooperativo necessita de renovar as suas equipas dirigentes, levando para a primeira linha da decisão pessoas que sejam mais sensiveis aos problemas dos agricultores, melhorem a eficiência e eficácia da indústria e sejam capazes de negociar racionalmente, sem passado, em pé de igualdade com a distribuição.

Aos produtores só resta um caminho, pressionar o Ministro para que assuma as suas responsabilidades neste processo de negociação, promoverem as Assembleias Gerais das Cooperativas para renovarem os dirigentes das Uniões, Federações e Lactogal, fazerem acções na distribuição para que sejam iguais os preços das marcas brancas e dos produtores. Para os agricultores é hora de sairem de casa e só voltarem quando o preço do leite lhes for pago a mais cinco cêntimos. Podem contar com a minha solidariedade e ajuda!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM