Agricultura: desemprego em Portugal e Espanha
O site do Expresso publicou, no passado dia 16 de Fevereiro de 2011, um trabalho do jornalista Vítor Andrade com o título: “Espanhóis continuam imparáveis
Os espanhóis estão a voltar à terra. O emprego na agricultura está a aumentar e a ocupação dos solos também. Em Portugal é tudo ao contrário.”
O desemprego em Portugal e Espanha continua a aumentar, mas na agricultura esteja, respetivamente, a aumentar e a diminuir.
“No último trimestre de 2010 o desemprego na agricultura caiu 10%, face ao trimestre anterior, segundo os dados agora revelados pelo Instituto de Estatística espanhol.
Só nos últimos três meses de 2010 foram gerados mais de 5.050 empregos o que se traduz num crescimento de 6,7% face ao trimestre anterior.”
Portugal “perdeu agricultores ou população agrícola ao longo dos primeiros nove meses de 2010, que a quebra no terceiro trimestre foi de 0,3% face ao trimestre anterior e que foi de -4,9% em comparação com o mesmo trimestre de 2009. Ou seja, que continuamos a assistir ao abandono do espaço rural.”
Quando haverá uma política que consiga promover o emprego da agricultura no interior de Portugal? Na minha opinião o Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural tem que corresponder ao verdadeiro “Ministério do Interior” de Portugal. Para que este objectivo seja atingido o respectivo Ministro deverá ser uma voz política forte e com peso no seio do Conselho de Ministros.
Foto: http://www.freedigitalphotos.net/images/Agriculture_And_Farm_g107-Spring_Field_p30732.html
Comentários
Supondo que esteja ainda a pensar no actual Governo ...
Tal como eu suspeitava: este, nem nenhum, Governo Minoritário consegue fazer reformas estruturais, limitam-se a gerir os destinos do País.
O governo de maioria absoluta do Sócrates foi provavelmente o melhor da nossa Democracia. Tentou implementar reformas estruturais reais que foram sistemáticamente sabotadas pela oposição e pelas corporações que dominam o País.
Ou seja, o Socrates é uma pessoa corajosa, inteligente, clarividente e acima de tudo muito pragmática.
Que tal sensibilizar o Primeiro-Ministro para a importância da Agricultura em Portugal?
Vitor Monteiro
.
Não é qualquer um que mente ao País e ainda se ri, não é qualquer um que teve os esquemas que teve e sai deles todos sem macula, não é qualquer um que deixa o País em total insolvência pior que antes da ditadura, não é qualquer um que durante anos congelou fundos para o sector agrícola, não é qualquer um que impõe os impostos mais altos de sempre, acho até que lhe devíamos fazer uma Estátua!!!
Que tal dua ESTÁTUAS?
Afinal de contas fui eu que lancei a questão!
Vitor Monteiro
.