Castanheiro vs amendoeira


"Caro Engº,
Há algum tempo que acompanho atentamente o seu blog, cujo serviço publico que presta, é notável.
Tenho 34 anos, sou empresário, e tenho formação em Economia. Recentemente comecei a ver na agricultura uma forma de diversificar o meu plano de investimentos. Para tal comecei a procurar culturas cuja rentabilidade a médio prazo seja interessante, mas que seja uma cultura que não exija um acompanhamento diário, pois não poderei aplicar-me a tempo inteiro a essa atividade.
Encontrei no Castanheiro uma boa opção, e comecei assim a procurar terrenos com uma boa área, e características compatíveis com o cultivo do castanheiro.
Encontrei um terreno interessante em Trás os Montes com cerca de 4 hectares, a um preço interessante, no entanto falando com pessoas da região, muitos sugeriram que naquela zona em concreto a amendoeira dá-se melhor do que o castanheiro.
Fiquei então na duvida entre o Castanheiro e a Amendoeira, e aqui surge a minha duvida. Sobre o Castanheiro encontrei bastante informação, sobre custos de instalação, custos de produção, prazos de maturação das arvores, e rentabilidade por hectare. Já sobre a amendoeira não encontro informação nenhuma. Gostava de saber se me pode ajudar com alguns traços gerais sobre as principais diferenças entre as duas culturas, no que toca ao negócio. Pois antes de fechar a compra do terreno, tenciono pedir uma informação mais detalhada e técnica à "espaço visual"  sobre as características do terreno, no entanto gostaria de ter desde já uma ideia sobre as principais diferenças entre as duas culturas, e perceber se deverei ponderar ou descartar à partida a Amendoeira.
Por ultimo, gostaria de saber se em termos de pedidos de apoio no âmbito do "PRODER" para a instalação da cultura, faz alguma diferença ser castanheiro ou amendoeira.
Muito Obrigado pela informação que presta no seu blog, e antecipadamente grato pela atenção despendida a este pedido de informação."

Comentários:
1 - Verifique se na região envolvente ao terreno que pretende comprar existem castanheiros espontâneos nos terrenos ou nas suas bordas. Provavelmente não os encontrará porque em Trás os Montes os castanheiros aparecem na Terra Fria (Vinhais, Bragança e Vimioso) e a amendoeira na Terra Quente e Alto Douro (Mirandela, Torre Moncorvo, etc.).

2 - O castanheiro tem dificuldade em suportar durante o verão temperaturas superiores a 30.ºC, por isso, as suas maiores superfícies de cultura estão a cotas elevadas acima dos 800 m, regiões onde os verões são frescos. Por outro lado, a amendoeira requer verões quentes.

3 - 4 hectares é um superfície diminuta para a cultura da amendoeira, exceto se conseguir localmente uma empresa de prestação de serviços para a colheita das amêndoas. Para um investidor recomendo a superfície mínima de 15 ha de exploração (várias parcelas incluindo essa de 4 há, situadas num raio máximo de 10 km). 

4 - Contate a Eng. Inês Anacleto da Espaço Visual (910 905 474) e marque uma consulta/visita pois obterá conhecimento adequado ao seu caso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM