Que culturas recomenda?

"Boa noite Sr. Engº José Martino!

Antes de mais felicito-o pelo seu blog, que tenho acompanhado com muita atenção e interesse.

Chamo-me ..., tenho 30 anos e resido na zona de Viseu.

Decidi escrever-lhe este email pois penso que me pode esclarecer algumas dúvidas. Possuo um terreno com cerca 5000m2 e, pretendo realizar um projeto agrícola na área de pequenos frutos. Dando principal atenção à plantação de kiwis.

A minha primeira dúvida, surge em relação à área mínima que é necessária para apoios do PRODER. Isto porque, pesquisei  e relativamente à plantação de kiwis, parece-me que são necessários 3 ha de área. Tem algum conhecimento sobre isso?

Se de facto, isso for impeditivo para essa plantação, que tipo de plantação me aconselha, para a área que tenho disponível e, para esta zona do país?
 
Agradeço-lhe a atenção que disponibilize para responder às minhas questões"



Comentários:
1 - O kiwi não pertencente aos pequenos frutos.

2 - No ProDeR para rentabilizar um projeto de instalação de jovem agricultor era preciso instalar pelo menos 4 hectares de kiwis.

3 - Recomendo que inicie o seu investimento na agricultura com os 4 hectares de kiwis (necessita de um trabalhador a tempo inteiro exceto colher) e a médio prazo (4-6 anos) passe para os 8 - 10 hectares para tirar partido da economia de escala na atividade. 

4 - Para plantar os kiwis necessita de solos bem drenados, leves, sem problemas de geadas na primavera e com água disponível para rega (6000 - 8000 m3/ha/ano e para o pico da necessidade 40 m3/ha/dia).

5 - Culturas que recomendo: Precisa de ter pelo menos 1 hectare de superfície de exploração agrícola, podem ser duas parcelas, para instalar mirtilos, groselhas, amoras, etc. Obviamente as parcelas terão de possuir aptidão de solo e clima para estas culturas. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM