O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Curso de Agricultura Sustentável (CNQ7580)


Formação de Base para o Jovem Agricultor
REGIME DE E-LEARNING

O Jovem Agricultor que tenha de frequentar formação profissional tem a possibilidade de realizar o módulo base de formação em regime de formação à distância, evitando deslocações e tendo o apoio de um formador durante todo o tempo de duração do curso.

Metodologia
A formação será efetuada totalmente à distância, em sessões divididas entre síncronas (presença simultânea de formandos e formador) e assíncronas (geridas pelo próprio formando). As sessões síncronas poderão ser acedidas por quem não tenha a possibilidade de participar da sessão em tempo real. Os módulos vão sendo disponibilizados aos formandos à medida que vão cumprindo as tarefas, sendo que só poderão realizar o módulo seguinte se tiverem realizado o anterior. Terão sempre um formador-tutor que acompanha todo o processo e está disponível para responder a qualquer questão dos formandos. Os formandos terão de completar o percurso formativo, que inclui uma avaliação final, num período de 45 dias após a data de início.

Programa
Data de Início: 3-11-2016
Duração: 50 horas (25 horas assíncronas + 25 horas síncronas)
Horário das sessões síncronas: pós-laboral, 21:00-23:00 (dias úteis) e/ou 18:00-20:00 (sábado)
Destinatários: Jovens agricultores no âmbito do PDR2020.

Objetivos
- Identificar os elementos constituintes de um solo, as características dos principais tipos de solo e os fatores que influenciam a sua produtividade e conservação;
- Identificar os fatores do clima e a sua influência na agricultura;
- Reconhecer a constituição das plantas e as suas principais funções fisiológicas, tendo em vista o seu cultivo para aproveitamento económico;
- Identificar os princípios da produção agrícola sustentável;
- Identificar procedimentos para eliminar e tratar os resíduos e efluentes da exploração agrícola.

Conteúdos
Solo: definição; tipos e classificação; estrutura; fatores de produtividade; fertilidade e nutrição mineral; manutenção e melhoramento.
Clima: Elementos do clima; Fatores do clima; caracterização do clima em Portugal.
Botânica agrícola: Noções de morfologia externa; Noções de fisiologia vegetal; Fatores de crescimento vegetal, ciclo vegetativo e ciclo de cultura.
Relação solo­planta­clima­ambiente: Ecologia e conceito de população, habitat, comunidade biótica e ecossistema.
Resíduos e efluentes das explorações: Tratamento e eliminação de resíduos e efluentes; Técnicas de tratamento e eliminação; Compostagem; Enquadramento legal; Licenciamento.
Produção agrícola sustentável: Proteção Integrada; Produção integrada; Modo de produção biológico.


Informações
Preço: 190€ (Isento de IVA;)
Certificado de Formação Profissional
Os formandos terão de ter acesso à internet para aceder aos conteúdos da formação.
O acesso à plataforma só será disponibilizado ao formando após a v

Sem comentários: