Ontem aconteceram coisas incríveis na Agricultura Portuguesa, as quais eu nunca conseguiria prever, para mim seriam acontecimentos impossíveis:

1- Que o meu amigo, Eng. Sequeira Braga, presidente da Direcção da Adega Cooperativa de Guimarães, iria receber na sua Cooperativa uma Sessão de Esclarecimento sobre agricultura com o Paulo Portas, na qual este se apresentaria minimamente preparado para debater com os agricultores a política actual do sector.

2- O Prof. Francisco Avillez, eterno ministeriável nos governos PS (nunca aceitou o cargo de Ministro da Agricultura) iria escrever um artigo no AGROPRTAL a justificar que a escolha do Actual Ministro da Agricultura pelo Primeiro-Ministro “foi a pior possível”, justificando com vários factos e resultados esta sua opinião. Mais incrível é a afirmação pública que é simpatizante do PS e que não vai votar neste partido nas próximas eleições legislativas porque José Sócrates ainda não clarificou que não vai escolher Jaime Silva para o próximo governo.



Para Portugal continuar no reino do incrível, o que seria se José Sócrates, caso ganhasse as próximas eleições legislativas, escolhesse Jaime Silva para mais um mandato como Ministro da Agricultura?

Comentários

JRNA disse…
Peço desculpa na assinatura RN NO comentário do artigo anterior (enganei-me), já que o que queria escrever era JRNA.

É curioso que embora o Prof Avillez seja ministriável, simpatizante, etc, etc, é a primeira vez em 20 anos que o vejo assuimir a sua simpatia partidária publicamente.

De facto, foi preciso um Jaime Silva para isto!
Anónimo disse…
.
Não conheço nem nunca ouvi falar do Prof. Avillez ...
Mas também já tinha lido um artigo do Expresso em que a AJAP diz práticamente o mesmo.

A mim parece-me uma clara concertação dos lóbis ...
A minha solução: risca-se o lugar de Ministro da Agricultura, o PM dá directamente o dinheiro à CAP, à AJAP, à Espaço Visual ( etc ), e eles depois dividem-no pelos seus prosélitos.

A MIM PARECE-ME ÓBVIO QUE ASSIM HAVERIAM MUITOS MENOS PROTESTOS ... !!!

Alexandre
.
Anónimo disse…
.
O comentario anterior está incompleto, enganei-me, pois em vez de "prosélitos" era para ter escrito "seguidores/prosélitos".
É assim que a minha ideia fica correcta, mais clara e com melhor nexo.

Alexandre
.
José Martino disse…
Está enganado a Espaço Visual nunca recebeu nemhum subsídio do Ministério da Agricultura. Tenho a informar que o maior volume de negócios dessa empresa foi obtido com Jaime Silva no Governo. Por este lado, só tenho a dizer que quanto menos me agradam os Minstros mais as minhas empresas prosperam!

As opiniões emitidas neste blogue são de um cidadão individual chamado José Martino, que pensa pela sua cabeça e que não as escreveu na qualidade de gerente das empresas que possui.

Tenho pena que quando se discorda dos resultados da Acção de um Governante se seja apontado como tendo interesses obscuros, financeiros, de destruição, etc., quando na realidade se trata do exercício de um direito de emissão de opinião para que a Agricultura em Portugal progrida e melhore!

Não é capaz de discutir ideias de forma racional e coerente sem colocar em causa a vida particular das pessoas? Se o meu objectivo neste blogue fosse outro, poderia publicar/colocar pormenores do funcionamento/relacionamento dos membros deste governo, entre si e com os Directores Gerais, dos cargos criados para compensar determinadas lobys, etc. Para mim são aspectos pessoais que não têm o minimo interesse/valor para o debate sobre a melhoria da Agricultura Portuguesa.

Ha momentos telefonou-me um amigo pessoal, que leu o seu comentário e voltou a repetir-me a opinião que já me tinha dado e sobre o qual escrevi um post: "Pára de emitir opiniões públicas pois as tuas empresas irão ser perseguidas por esse facto"
Tenho dificuldade em acreditar que isto venha a ser verdade!
Anónimo disse…
.
1 - Mais uma vez, acho que quem está enganado é o Sr Engenheiro ...
Eu nunca disse que a Espaço Visual recebeu subsídio(s) do Ministério da Agricultura.

2 - A mim faz-me confusão que uma pessoa inteligente e idónea diga que este foi o pior Ministro da Agricultura pós 25 de Abril ... mas nunca seria capaz de prejudicar alguém por causa disso!
Na verdade, eu sou apenas um Zé Ninguém, não estou em posição de prejudicar quem quer que seja.
COMIGO NUNCA TERÁ QUE SE PREOCUPAR ... !!!

3 - Em relação à coerência, e modestia à parte, acho que tenho sido muito mais coerente do que o Sr Engenheiro.

4 - Para quem foi tão lesto a catalogar-me de "mal-educado", causa-me alguma estranheza que agora se sinta tão sensivel ...
Qualquer das maneira, e mais uma vez, acho que Sr Engenheiro está novamente enganado.
NESTE BLOG, EU NUNCA PUS EM CAUSA A VIDA PARTICULAR DE NINGUÉM.

5 - Os lóbis são realidades bem evidentes na nossa agricultura: acho que pelo menos neste ponto estamos de acordo.
Quer queira quer não queira, faz parte de um lóbi: se isso o deixa numa posição desconfortavel ... isso não é problema meu.
E É VERDADE QUE EU NÃO "VOU À BOLA" COM LÓBIS!
Isso incomoda-o?
ESTOU-ME ABSOLUTAMENTE BORRIFANDO ... !!!

6 - Aindas se lembra das matérias da Disciplina de Matemática? Lembra-se das demonstrações por Redução ao Absurdo?
Foi apenas isso que eu fiz quando coloquei a hipotese exclusivamente Académica de o ministro dar o dinheiro às Associações para elas distribuírem ...

7 - Um Ministro da Agricultura que no inicío do mandato se deixe enredar nos interesses dos lóbis ( maus ), ficará refém dos referidos lóbis e estará para sempre lixado/tramado.
PASSARÁ A SER UMA MARIONETA NAS MÃOS DAS ASSOCIAÇÕES MAIS FORTES ... !!!

8 - O Ministro Jaime Silva teve a clarividência de conseguir perceber isso e manter-se afastado dos lóbis ...
SÓ POR ISSO MERECE NOTA POSITIVA ... !!!

Alexandre
.
Anónimo disse…
.
No ponto 8, quando disse: « manter-se afastado dos lóbis ... », queria dizer: manter-se independente em relação aos lóbis ...

Alexandre
.
Subversivo disse…
Falar sobre agricultura em Portugal e não conhecer o Prof Avillez será, passo a expressão, falar do PS ou do PC e não conhecer o Mário Soares ou o Álvaro Cunhal...
Anónimo disse…
.
O Mário Soares e o Alvaro Cunhal foram lideres incontestados dos partidos durante muitos anos.

Que eu saiba, o Prof. Avillez não foi nunca sequer lider da nossa agricultura.
Por isso, a sua comparação parece-me totalmente despropositada.

Alexandre
.
José Silva disse…
Por aqui se vê do que é capaz...

http://www.agroportal.pt/a/2009/favillez3.htm
Anónimo disse…
.
Ó sr silva, eu tenho a estranha sensação de que essa era comigo, mas a minha bola de cristal está avariada ...
podia ser mais explicito?

Alexandre
.
José Silva disse…
Ó sr alex, não ajuda nada ter estranhas sensações e convém mandar consertar a bola (ou trocá-la... ) ;-)

Se já visitou o link, não devia precisar de ajudas, creio.
Anónimo disse…
Caro Sr. Alexandre

Não lhe parece que o trabalho de qualquer individuo deve ser avaliado na sua globalidade e não apenas em determinados aspectos? É óbvio que que nestas coisas não é tudo mau nem tudo bom como nos filmes, não há o bom e o mau, mas pode considerar-se que na sua globalidade este foi um dos piores ministros da agricultura de que há memória. Por todas as razões que já aqui foram ditas. E olhe que até sou simpatizante do PS e considero que até houveram ministros e politicas muito boas nesta legislatura ao contrário do que muitos dizem mas considero que esse não foi o caso da pasta da agricultura, de um modo global.

FG
Anónimo disse…
.
SR SILVA,

Afinal a minha intuição não me enganou, parece que era eu o destinatário do seu comentário ...
Pois eu não tenho problema nenhum em responder ao seu desafio e opinar sobre os biocombustiveis.

Com totais garantias de retorno do Investimento por parte do Estado ...
Até o meu gato era Empresário!

Com aquela produção de bioetanol através de milho e de betarraba, os Promotores enchiam os bolsos com os benificios Estatais, e mais uma vez eram os contribuintes que pagavam a conta.

Para a produção de biocombustiveis ...
ESQUEÇAM O MILHO E A BETERRABA!

Alexandre
.
Anónimo disse…
.
SR FG,

Nesta questão do bioetanol produzido com milho ou betarraba, e mais uma vez, veio ao de cima a clarividência do Ministro e a sua independência em relaçaõ aos lóbis.
Actualmente, o unico bioetanol competitivo no mercado ( sem benificios estatais ) é o Brasileiro produzido com cana de açucar.
A utilização do milho e da betarraba já passou à História!

Acha pouco?
Um ministro clarividente que fez a reestruturação do Ministério e manteve sábiamente a independência em relação aos lóbis?

Alexandre
.
Subversivo disse…
Decididamente, a este senhor é indiferente o que pode acontecer ao mundo rural português e europeu, assim como ao ambiente (que imagino seja defensor, tal como eu). Pelos vistos, para ele, é melhor abater floresta para plantar cana de açucar e fazer transportar o bioetanol milhares de Km, em vez de o plantar aqui ao lado e promover a economia nacional e europeia. Tudo isto vai ao encontro do que já penso há muito... As ganzas nunca foram boas conselheiras, sobretudo na juventude, já que o cérebro se está a desenvolver...
Subversivo disse…
Já agora, mais uma coisa... O bioetanol não vingou em Portugal, devido, imaginem, a um lóbi... O do petróleo!
Anónimo disse…
.
subversivo,

Eu só costumo trocar argumentos com pessoas que cumpram requisitos minimos em termos de honestidade intelectual ...
Mas desta vez dou-lhe o benificio da duvida e faço uma excepção.

1 - Nunca pensei que se conseguissem dizer tantas baboseiras em apenas 10 linhas.

2 - Das três uma, ou não sabe ler, ou não sabe interpretar aquilo que lê, ou a sua seriedade é uma batata doce ... ou uma betarraba ... ou uma maçaroca de milho!

3 - Vá lá, no segundo comentário acabou por acertar uma à sorte ...
É verdade que o o bioetanol não vingou devido ao lóbi do Petróleo, pela simples razão de que os combustiveis fosseis são muito mais baratos do que o bioetanol produzido com milho ou betarraba.
Se não consegue perceber isto ...

4 - Quanto ao resto, de tão idiota, nem merece comentários.

Alexandre
.
JRNA disse…
Embora não seja especialista em agricultura brasileira, um facto é que as áreas produtivas no Brasil estão a crescer e, em muitas zonas, graças à destruição de floresta.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM