Os Parcelários de Investimento no ProDeR!

Para o próximo concurso dos Jovens Agricultores (Outubro de 2009) só se podem apresentar os investimentos em melhoramentos fundiários, construções e plantações que estejam inscritos no Parcelário de Investimento.

Como o ProDeR continua a ser a “ProConfusão” uma grande parte das salas de parcelário ainda não estão preparadas para este serviço.
Há duas alternativas:
1) Faz-se uma marcação sem rigor como é usual na delimitação das parcelas
2) Entregam-se os Ficheiros Digitais com os levantamentos das parcelas, para estas ficarem rigorosamente delimitadas, bem como os investimentos que têm que ser marcados no Parcelário.

Quantas salas de Parcelário estão preparadas com programas e pessoal formado para trabalharem com os Ficheiros Digitais?
Uma vez mais começa-se a casa pelo telhado!

Nota – Desafio os responsáveis do ProDeR a marcarem com rigor no Parcelário o investimento de uma Cabina de Rega com 4 metros quadrados (Se houver o afastamento de 1 milímetro, quantos metros quadrados terá a construção? Qual o n.º de metros de afastamento entre o Parcelário e a localização real da Cabina?)
Foto: www.dreamstime.com

Comentários

Anónimo disse…
.
esperando que me desculpe a frontalide ...
a sua opinião em relação ao Jaime Silva parece-me ridícula.

Portugal deve ser o País da UE com mais funcionários públicos por habitantes. a nivel do Ministério da Agricultura a coisa roçava o pornográfico.
a seguir ao 25 de Abril ( de 74 ) Portugal tinha mais de 30% da população activa no sector primário. agora tem menos de 10%, mas o numero de funcionários do Ministério ( acho que ) se manteve quase inalterável. "já tinhamos quase" tantos funcinários quanto agricultores.
é óbvio que se tinha que fazer alguma coisa!
essa reforma pode não ter sido muito bem conseguida, mas foi de certeza melhor do que nada!

p.s - quando me tornar personna non grata, agradecia que me avisasse.
não tenho por hábito aparecer onde não sou "bem vindo"

Alexandre
.
José Martino disse…
Sou defensor do debate entre ideias opostas - aqui será sempre bem vindo!O contraditório é bom! Convivo bem com quem não concorda com as minhas ideias. Aliás o objectivo deste blogue é promover o debate de ideias.
Eu não sou o "dono da verdade", expresso as minhas opiniões que têm para mim tanto valor como as dos outros. O que é importante é fazer com que Portugal avance e fique melhor (os seus agricultores estejam melhores e tenham melhor nível de vida).
A escrever e a falar somos todos bons, as pessoas que têm piores resultados na vida, normalmente "defendem-se" utilizando uma excelente retórica (é o que acontece com Jaime Silva) porque, para mim, o que nos distingue e mostra se somos realmente bons, são os resultados. Podia até nem gostar da personalidade/pessoa do actual Ministro da Agricultura, mas se os resultados da sua acção fossem positivos para os agricultores prestava-lhe homenagem (aliás já o fiz neste blogue ao seu assessor de imprensa porque os resultados do seu trabalho são bons na divulgação de casos de sucessso na agricultura portuguesa).
Anónimo disse…
.
1 - confesso que me sinto contente por "poder continuar" a frequentar o seu blog.

2 - a acção do ministro até pode nem ter sido muito boa para os agricultores, mas para mim é claro que foi boa para Portugal.
acho que os interesses do País estão acima dos interesses corporativos.

3 - a redução de funcionários do ministério pode ( a curto prazo )não ter sido boa para os agricultores mas, a longo prazo, é boa para Portugal.

4 - esta reforma nunca seria possivel com um governo minoritário. provavelmente nas proximas eleições não haverá maioria, se não tivesse havido coragem para fazer a reforma agora, ela ficaria adiada por muitos anos.

5 - este ministro lançou as bases para se poder dar um salto qualititativo na agricultura, mas, obviamente, isso só começará a dar frutos a médio prazo
.
José Martino disse…
Sinto-me satisfeito por continuarmos o debate:
1 - Quais os factos, que na sua opinião,justificam que a Acção do Ministro Jaime Silva foi boa para Portugal?
2 - Estou de acordo consigo que os interesses do País devem estar acima dos corporativos. Uma coisa é enfrentar os interesses instalados a outra é além disso, ser capaz de construir algo de positivo para Portugal. O que foi construído e que ai ficar para o futuro? O que iremos recordar deste Ministro, como positivo, a médio prazo?
3 - Para mim a reestruturação do Ministério da Agricultura era necessária (Conheço pessoas que desde 1986 (ano em que comecei a trabalhar) o que fazem, no seu tempo de trabalho, resume-se a conversar, ler o jornal e tomar café. Conheço outras que são execelentes profissionais que têm problemas com as chefias porque querem melhorar os resultados do seu trabalho. A maioria encontra-se desencantada, faz o que lhe pedem, não pretendem assumir responsabilidades porque não há clareza e transparência quanto aos objectivos e à gestão de processos - "o que hoje é verdade amanhã é mentira e depois de amanhã não sabem o que é verdade ou que é mentira)
4 - A reestuturação do Ministério foi mal conduzida e mal feita. Deviam ter analisado melhor os processos que o Ministério tramitava, o que estava bem feito, o que estava mal feito. Após terem concluido o trabalho de casa, anunciavam com pompa e circunstância a reestruturação e executavam-na de imediato.Chamavam as pessoas que iriam ser colocadas no quadro de excedentes comunicavam a decisão e no dia seguinte deixariam os serviços. O que fizeram? Deixaram as pessoas no limbo alguns meses. Foi um desgaste enorme, quer para quem ficou, quer para quem foi dispensado. Quem perdeu? Os serviços do Ministério da Agricultura porque todos se sentiram desmotivados para trabalhar. Deram oportunidade para que as pessoas que tiveram possibilidade de fazer loby, conseguissem inverter a sua situação. Conseguiram pôr fora excelentes quadros do Ministério, "atiraram fora o menino junto com a água do banho". A gestão interna, actual do Ministério, está melhor agora que antes da reestruturação? Os trabalhadores actuais, do ponto de vista da maioria, sentem-se hoje mais motivados que no passado?
Subversivo disse…
O grande problema do Silva é que acha que o motor da agricultura é a agro-indústria e isso não é verdade porque, neste momento, a grande maioria destas empresas compram onde for mais barato; reconheço algumas excepções que fazem um grande esforço para desenvolver parcerias com o tecido agrícola.O grande problema é que os agricultores estão altamente desorganizados o que não ajuda. O Silva não só foi péssimo para Portugal pela quantidade de fundos comunitários que desperdiçou por não haver componente nacional no OE, como também porque "desgovernou" contra tudo o que é agricultor e organização, decidindo unilateralmente por opções que no svão custar caro. Interesses corporativos? Se reclamar que os agentes do sector têm de ser ouvidos é ser corporativo... Penso que o Silva será sem dúvida um bom caso para estudo futuro a vários níveis, nomeadamente na área da psicologia!
Anónimo disse…
.
1 - Conhece a estória do Ovo de Colombo?
Pois é, a reestruturação parece uma coisa trivial, mas a verdade é que depois do 25 de Abril já passou por lá uma catrefada de ministros e nenhum a conseguiu levar a cabo.
A reestruturação não agradou a todos?
Eu ficaria era bastante surpreendido se tivesse agradado!
Existem pessoas desmotivadas no Ministério?
Ponham o lugar à disposição ... era o que eu faria!
A desmotivação é chão que já deu uvas, é a mézinha que está sempre à mão para quando faltam argumentos pertinentes.
Aposto que existe muita gente motivada inscrita nos Centros de Emprego ...

2 - A grande questão é: os funcionários do Ministério da Agricultura, são ou não são suficientes?
EU ACHO QUE SIM!
Certamente ainda temos uma média superior à UE de funcionários por agricultores
Em situações pontuais ( de maior aperto ) sempre se pode recorrer a empresas de prestação de serviços.
ORGANIZEM-SE PORRA!
TRABALHEM MERDA!

3 - Toda a gente sabe que no primeiro ( e até segundo ) Quadro Comunitário não houvre nenhum rigor na atribuição das ajudas, como diz corajosamente o ministro, e muito bem, houve dinheiro que em vez de ser aplicado no desenvolvimento da Agricultura foi utilizado para outros fins, como jipes, etc, etc, etc, ...
A mim parecem-me casos de policia!
E a si?

4 - Quanto mais não seja, este ficará como o ministro que conseguiu Moralizar o Ministério.
O que já não é nada pouco!
.
Subversivo disse…
Parce-me que a pergunta é para mim... Evidentemente que são casos de polícia. O que acontece é que são casos pontuais, que não devem ser generalizados a todos os agricultores e muito mesmo ser uma bandeira de um senhor que se diz ministro da agricultura. O mesmo se passou com a electricidade verde. Como o Silva não fez nada de positivo pelo sector agrícola, entreteve-se ao longo destes 4 anos a virar a opinião pública contra os agricultores. Este senhor é tão, tão, tão... que nem os tipos do PS o podem ver! Aconselho a ler o programa para a agricultura do PS que, entre outras coisas, propõe acabar com muitas das medidas e reestrutrar muita coisa que o Silva e alguns crânios que andam ou andaram à sua volta implementaram!

Já agora, moralizou tanto o ministério que uma das palavras de oredem de muita daquela gente é quanto pior, melhor e, no meio disto, quem fica tramado são os agricultores!
José Martino disse…
Para si,a importância do Ministro Jaime Silva resume-se a ter feito uma "qualquer" reestruturação do Ministério face a não fazer nenhuma? Tenho dúvidas se a reestruturação na forma que foi feita seja melhor que não fazer nada (espero que o tempo venha a demonstrar mais valias porque será bom para Portugal, terei todo o gosto, se as coisas mudarem,nessa altura (2 a 4 anos) em concordar consigo).

Para mim não tem o minímo de importância que a reestruturação não agrade aos funcionários do Ministério ou à opinião pública. O que é importante para mim é que se traduza em bons resultados: tramitação dos processos dentro dos prazos legais, transparência na actuação (é preciso saber-se antes de apresentar uma candidatura todas as implicações e compromissos que o promotor assume quando assina o contrato das ajudas. Por exemplo, na Acção 111 do ProDeR, neste momento, não há ninguém no Ministério que o consiga informar todos os pormenores sobre: pedidos de pagamento,visitas de controlo, auditorias, etc. "Infelizmente a gestão é feita por navegação à vista")pagamentos atempados (informar o proponente em que data o dinheiro será credidato na sua conta bancária)etc., etc.


Para mim a questão é: qualquer outro Ministro, membro de um governo com maioria absoluta e com "carta branca" do 1.º Ministro para o efeito, faria uma reestruturação do M. A. mais racional e melhor para o país? Não tenho dúvidas que sim. Seria necessária outra estratégia e outra maneira de fazer política.

Desmotivação: Tenho de lhe dizer que não conhece o funcionamento do Ministério da Agricultura. Os funcionários são pessoas com dignidade, que actuam conforme as (des)orientações. Por isso, têm razão para estarem desmotivados.

N.º Suficiente de Funcionários: Porque é que o Ministério da Agricultura não consegue cumprir os prazos legais nos processos que tem que tramitar? Porque é que a DRAPN para analisar VITIS tem que parar a análise do ProDeR?

Contratação de serviços: porque não o fazem atempadamente?

Porque ficou nervoso e utilizou linguagem "pouco civilizada" perante os fracos resultados do Ministério? A gestão do trabalho das pessoas é mais complicada do que lhe parece.É preciso melhorar a gestão intermédia do Ministério e infelizmente, esta liderança política não o consegue fazer.

Rigor na atribuição das ajudas: Quais os parâmetros que demonstram que existe maior rigor neste quadro que nos anteriores? Para mim o rigor é igual ao dos QCA's anteriores, a única diferença que existe é no discurso político.
Exemplo de rigor igual ao do passado: Um Jovem Agricultor recebe 40000 euros de prémio de 1.ª instalação pelo ProDeR. Segundo a legislação em vigor, pode fazer o que quiser com o dinheiro, inclusive, comprar um Jipe. Se não houvesse atraso na atribuição dos prémios, teria alguns exemplos deste tipo para lhe mostrar.
Os casos de polícia resolvem-se com polícia. Se há desvios faça denuncias às autoridades competentes, mas atribuam os apoios a quem deles necessita (exemplo: electricidade verde. Se há quem a utilize mal, os agricultores não têm culpa do facto.Podiam, neste momento díficil, estarem os produtores de leite a usufruirem deste apoio e não o têm por culpa de ...)

Moralização do Ministério: O que é?
Exemplos?
Só a consigo descortinar no discurso dos responsáveis políticos.
Infelizmente do que eu conheço, a realidade consegue desmentir o que acha que ficará como marca deste Ministro!

Acha que este Ministro tem condições para continuar, como disse publicamente na entrevista ao Jornal i?
Anónimo disse…
.
1 - A minha independência é ABSOLUTA, não sou politico, nem ( espero que por enquanto ) agricultor, nem faço Projectos para agricultores ...

2 - Se a reestruturação do Ministério era assim tão facil e trivial, então porque é que nenhum Ministro a conseguiu fazer antes ... ???
Já parece o BE e o PCP a falarem, acham que ser Patrão é a coisa mais facil e trivial do Mundo, mas nenhum deles se atreve a criar uma unica Empresa ...

3 - Qaul o seu conceito de linguagem "pouco civilizada"? A utilização do termo "merda", ou dizer que os funcionários devem trabalhar melhor?

4 - Se há aqui alguém a ficar nervoso é o Sr Engenheiro ...
É que ainda nem sequer respondeu ao cerne da questão: O numero de funcionários por agricultores, é ou não é superior à média da UE?
Ou tem medo de dizer alguma coisa que não agrade aos agricultores e eles deixem de lhe encomendar Projectos?
Ia fazer-lhe outra pergunta, mas é melhor ficar-me por aqui ...

5 - Essa estória das denuncias é outro chão que já deu uvas ...
Quando era chavalo fumei algumas ganzas, tomei ( algum puco ) LSD, e até dei 2 ou 3 riscos de Coca. Há umas semanas atrás, nos festejos populares da minha Santa Terrinha, voltei a fumar ganzas e tomei meio papel de LSD.
Sei-o bem por experiência própria, arranjar drogas é ainda mais fácil do que bater num ceguinho, e muito mais fácil do que criticar o Ministro.
Curiosamente, no entanto, não tenho provas para poder denunciar ninguém!
A corrupção é um problema nacional ... curiosamente, no entanto, não tenho provas para poder denunciar ninguém!
E podia escrever uma Enciclopédia ...

6 - Se o prémio de instalação de Jovem Agricultor pode ser utilizado para qualquer fim, então pode-se com ele comprar um Jipe.
Se eu tiver um Projecto de Investimento para comprar uma ceifeira e comprar um Jipe ... então é um caso de policia!

7 - Querer meter estas duas situações no mesmo saco, é ... digamos que ... eufemisticamente ... e dando-lhe o benificio da duvida ... FALTA DE SERIEDADE PROVOCADA PELO NERVOSISMO!
Se fosse um gajo da CAP a dizer o mesmo eu chamava-lhe batoteiro!

8 - Já leu o comentário do seu "amigo" Subversivo?
Consegue sentir o cheiro da sabotagem?
NÃO?
Talvez um risco de Coca para ajudar a apurar o faro ... ?!?

Alexandre
.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM