A Agricultura e o Novo Governo PS

Parece perfilhar-se a hipótese, caso o PS governe sozinho sem o apoio formal do CDS, do Ministério da Agricultura desaparecer como ministério autónomo e vir a ser integrado no Ministério do Ambiente, tal como acontece na vizinha Espanha.

Na minha opinião esta hipótese será uma má solução porque para o ProDeR encarrilar e para funcionar normalmente num curto período de tempo, necessita de ser tutelado por um Ministro específico, especialista em Agricultura.

Os defensores da solução apontam que, além de representar menores custos para o País, traria vantagens adicionais, porque os agricultores seriam apoiados além das ajudas que já auferem, pelas que estão disponíveis para a conservação da natureza e manutenção da biodiversidade.

Quanto a nomes para novos responsáveis pelos assuntos agrícolas, parece que Ascenso Simões está melhor posicionado do que os restantes, tendo-se notado o aparecimento público de Rui Nobre Gonçalves junto de José Sócrates. Há grande efervescência no interior do PS para tentar influenciar as escolhas de José Sócrates, embora na minha opinião, Capoulas Santos seja a pessoa cuja opinião terá maior peso na decisão final.

Comentários

José Silva disse…
...
Não creio que o sucesso do ProDeR dependa da tutela dum ministro específico, especialista em Agricultura.

Não acho que o sucesso da Avaliação de Professores dependa dum ministro especialista em Educação/ Ensino.

Semelhantemente, com reformas na Saúde.

Definidas as regras, trata-se de gerir candidaturas com celeridade, eficiência e eficácia (produtividade) e para isso há um gestor, esse sim competente e devidamente tutelado.

Como fizeram com a eficácia fiscal?

E também me parece necessário/ conveniente que se abra um debate a nível nacional que elucide sobre valores disponíveis para esses cargos, ajudando a encontrar as melhores soluções.

Só há 2 nomes? O que sugere Capoulas dos Santos?

Se o próprio Jaime Silva já disse que José Sócrates escolherá livremente... vamos ajudá-lo nessa difícil tarefa, anunciando (alto e bom som) quem são os melhores candidatos.
Maria disse…
Eu sou da opinião que sim, devemos dar uma ajuda a José Socrates, já vimos o resultado do erro crasso que foi a escolha de Jaime Silva para a tutela do Ministério da Agricultura.
Mas outra pergunta deixo no ar será que mesmo enunciando quais os possíveis ou ideais candidatos a Ministros estas vozes chegam ao céu?
José Silva disse…
...
Chegarão onde a sua força as levar.
É como com outras coisas na vida: nada se pode esperar, se nada for feito nesse sentido.
E assim terá que justificar (pelo menos em consciência) a sua escolha, em função das propostas que forem anunciadas.
JRNA disse…
Hipoteticamente, também poderemos ter a integração do ministério do ambiente ou de parte dele no da agricultura. Porque não? Mas todas as integrações, neste momento, seriam contrapruducentes já que o tempo que se iria levar a criar legislação para "legalizar" tudo isto seria imenso e, se o tal governo é para dois anos...
José Silva disse…
...
Vejamos estes extremos

http://www.partido-socialista.net/pspe/main.php?area=deputados&id_deputado=DEP410792e12710d

http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=6639
Anónimo disse…
.
Eu preferia que a Agricultura tivesse um Ministério próprio ...
E tutelado por uma pessoa de inequivoca coragem!

Alexandre
.
José Silva disse…
...
Uma entrevista interessante:

"- Existe risco de continuarmos mais dez anos apenas com ameaças de reformas?

- Não pode ser. As restrições financeiras são tão grandes que isso não vai acontecer. Quem vier, terá que se defrontar com as grandes questões. O próximo Governo só terá dois tipos de ministros: os extraordinariamente patrióticos e os extraordinariamente ignorantes. Não estou a ver a hipótese de uma pessoa minimamente consciente, e não eivada de um patriotismo extremo, estar disposta a enfrentar o que terá que enfrentar.

- Os próximos serão, no seu entender, carne para canhão.

- Ou então conseguem dar a volta às coisas, mas, em qualquer guerra, há mortos e feridos. Parto do princípio de que serão pessoas informadas já não digo inteligentes, pelo que a maior parte dos próximos ministros sabe que vai penar."


http://www.josedemello.pt/gjm_press_05.asp?lang=pt&empresa=3&noticia=8159

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM