Projecto “[INFO@GIS]

A APK – Associação Portuguesa de Kiwicultores apresentou em finais de 2009 ao ProDeR no âmbito dos apoios previstos para as Redes Temáticas de Informação e Divulgação, um projecto denominado ”Sistema de Informação e Gestão como suporte a uma Rede de Conhecimento e Trabalho na fileira do Kiwi e outras Fileiras [INFO@GIS]”.

A importância e viabilidade socioeconómica e ambiental da fileira do Kiwi justificam o desenvolvimento de redes de conhecimento e trabalho com base em Sistemas de Informação (Geográfica) suportados na WEB (WEBSIG). A captura, sistematização e distribuição de bases de dados (espaciais) descrevem e apoiam a gestão dos agentes, das unidades e práticas de produção. A partilha, o acesso e análise destes elementos e dos dados georeferenciados à parcela permitem: a formação de sistemas de apoio à decisão técnica; o suporte documental para sistemas de qualidade e certificação; a comunicação, a (re)organização de processos e a fundamentação de estratégias de comércio e consumo. Neste projecto pretende-se produzir e divulgar informação através dum sistema WEBSIG “open source” colaborativo e modular que reúna produtores, técnicos, investigadores e decisores a desenvolver pela Associação Portuguesa de Kiwicultores e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, havendo a prestação de serviços da Universidade de Santiago de Compostela. Os produtos e as experiências que este projecto apresenta serão utilizadas do ponto vista do projecto noutras fileiras de produção vegetal (vinha, olival e pomóideas), quer em Portugal, quer na Galiza em Espanha.

Este projecto pela sua qualidade e inovação mereceu uma notícia da Lusa, a qual aparece descrita no site do Expresso em http://aeiou.expresso.pt/agricultura-produtores-de-kiwis-em-rede-para-melhorar-competitividade-da-fileira=f569420#commentbox

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM