Mirtilos (8) e Avelâs
"Bom dia Sr. Eng. José Martino
Antes de mais quero felicitá-lo porque parece-me realmente profícuo o serviço que está a prestar neste seu blog. Encontrei-o enquanto pesquisava a internet acerca de mirtilos e vejo que tem esclarecido muita gente que a si se tem dirigido.
Nesse sentido, gostaria também de lhe colocar a seguinte questão:
Possuo alguns terrenos dispersos pelo distrito de Viseu que pretendo rentabilizar, mas estou indeciso entre cultivar mirtilos ou avelãs. Os mirtilos são certamente mais rentáveis mas também muito sensíveis pelo que precisam de grande disponibilidade e eu só poderei dedicar-me a este projecto em part-time. A opção das avelãs surge pela sua grande capacidade de adaptação e pelo facto de o meu pai ter plantado recentemente meio hectare (poderá ser interessante aumentar essa área em vez de me dedicar a uma cultura diferente). Não sei muito acerca da rentabilidade da aveleira mas penso que, em comparação com outros frutos, ainda é considerável.
Posto isto, na sua opinião qual é a melhor opção?
A área a cultivar será, numa primeira fase, de cerca de um hectare e pretendo fazê-lo através de uma candidatura aos incentivos para instalação de jovens agricultores.
Cumprimentos,
Rafael Cordeiro"