Agricultura da região de Trás os Montes
Exmo. Sr. José Martino,
Em primeiro lugar gostaria de o felicitar novamente pelo seu trabalho desenvolvido no seu Blog, bem como a sua colaboradora Sónia Moreira pelas suas explicações.
Uma vez que penso que o Blog tem de ter uma dimensão de resposta mais abrangente “por parte dos leitores que devem ser variados”, venho por este meio solicitar uma pequena questão relativamente à aposta na agricultura na região de Trás-os-Montes:
• A região acima mencionada é um bom potencial para o desenvolvimento da viticultura bem como na agricultura em geral? Com isto quero dizer se os solos são férteis (tendo sempre presente que à casos e casos), bem como o clima?
• A viticultura e a agricultura biológica (tendo presente as suas implicações, pela não utilização dos pesticidas, fertilizantes, etc.), poderá ser ou vir a ser um segmento com futuro quer em Portugal quer para mercados externos?
• Outro segmento que poderia ser viável nesta região é a plantação de Oliveiras?
Para terminar refiro-me a esta região mais em particular pois é uma região bastante agradável e onde existem “penso” pelo que visualizo variadíssimas terras que poderiam ser rentabilizadas.
Desde já grato pela atenção dispensada.
Cumprimentos,
Vitor M. Pereira,