Pistácio

 
"Bom dia Senhor Engenheiro.
Antes de mais, parabéns pelo seu blog.
Gostaria, se me for permitido, de lhe colocar três questões:
- A primeira, prende-se com a rentabilidade da cultura de pistacho; será que o Sr. Engenheiro pode fazer o favor de me informar acerca da rentabilidade média por hectare?
- A segunda, prende-se com as zonas climatéricas mais adequadas para a sua cultura; será que, embora não estando mencionada nos distritos que enumerou, a zona de Alvaiázere, no distrito de Leiria, tem potencial para a cultura do pistacho?
- Por último, e não querendo abusar da sua amabilidade, poderia o Senhor Engenheiro elucidar-me sobre os valores da rentabilidade por hectare da cultura de chícharo, na mesma zona de Alvaiázere? Desde já grato pela sua resposta."
 
Comentários:
1 - A rentabilidade média da cultura do pistácio em plena produção, é superior a 6000 euros por hectare.
 
2 - As regiões com maior aptidão para a cultura, alta produtividade e excelente qualidade das produções, são aquelas que possuem frio invernal com mais de 1000 horas, pelo menos 3500 unidades de calor (verões muito quentes), humidade relativa do ar igual ou inferior a 50% na primavera e verão, baixas precipitações nos meses de abril, maio e setembro. No entanto, há novas variedades que permitem a  expansão da cultura para outras áreas porque requerem menos horas de frio invernal e não são tão exigentes em calor. A cultura requer solos bem drenados.
 
3 - À partida do distrito de Leiria não faz parte da região onde a FRUYSTACH e a ESPAÇO VISUAL irão promover a cultura, embora o pistácio poderá ser cultivado se nessa região existirem micro climas com as condições indicadas em 2.    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM